Com edição genética, cientistas da Holanda descobrem possível caminho para a cura do HIV

Usando técnica que ganhou o prêmio Nobel, cientistas da Universidade de Amsterdã conseguiram retirar o DNA do HIV das células de defesa T do organismo

O Liberal
fonte

Uma nova pesquisa conseguiu avançar para alcançar o objetivo de eliminar completamente o HIV do organismo: cientistas da Universidade de Amsterdã, na Holanda, conseguiram "cortar" o material genético do vírus das células humanas.

Para controlar a doença indeterminadamente, hoje, o paciente precisa tomar medicamentos, mas usando a técnica CRISPR de edição genética em laboratório, os pesquisadores retiraram o vírus das células T infectadas. O HIV usa as unidades de defesa para se multiplicar e, por isso, a ideia é eliminá-lo completamente do organismo. Os remédios, dessa forma, não precisariam ser administrados para sempre.

VEJA MAIS

image Mais de 200 foliões testam positivo para sífilis e 30 para HIV neste Carnaval
Ao todo, foram contabilizados 1.456 usuários da testagem, sendo 771 do sexo masculino e 685 do sexo feminino

image Belém oficializa parceria com ONG internacional para fortalecer rede de atenção a HIV/Aids
A expectativa é que, com o projeto, a capital zere o tempo de espera para agendamento de consultas com a presença de profissionais para receber/acolher quem está chegando pela primeira vez ao serviço de saúde, logo após o diagnóstico

Os cientistas afirmam, em artigo publicado para o Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, que "esses achados representam um avanço fundamental no desenvolvimento de uma estratégia de cura". O estudo completo ainda não foi publicado em revista científica.

Porém, apesar de os resultados serem importantes, ainda são considerados extremamente prematuros e não é possível afirmar se se tornarão uma cura funcional para o HIV no futuro. A edição genética em uma grande quantidade de células ainda é complicada, e os médicos não têm certeza sobre os efeitos colaterais do tratamento a longo prazo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO