Cidades ucranianas estão alagadas após rompimento de barragem; há suspeita de explosão
Pelas redes sociais, Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, responsabiliza a Rússia pela tragédia que tirou diversos cidadãos de casa e colocou várias áreas e um novo nível de emergência
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a responsabilizar a Rússia pela explosão da barragem de Nova Kakhovka, no sul do país. Nas redes sociais, ele publicou imagens que mostram cidades inteiras alagadas e o trabalho de resgate e evacuação dos mais de 40 assentamentos que estão totalmente submersos e fazendo "centenas de milhares de pessoas", segundo o governo ucraniano, deixarem suas casas e perdendo acesso a água potável.
"Estamos trabalhando em todos os níveis de estado e com autoridades locais para resgatar o máximo de pessoas possível das áreas inundadas. A evacuação está em curso. De onde que quer que possamos tirar pessoas das áreas alagadas, faremos. O Serviço de Emergência de Estado, policiais e militares estão fazendo um grande trabalho. Quero agradecer a cada pessoa envolvida. Estamos estabelecendo mais detalhes sobre o dano que a Rússia causou neste desastre. A Rússia deve ser responsabilizada por este crime deliberado contra pessoas, natureza e a vida em si", disse Zelensky.
Nesta sexta-feira (9), uma empresa internacional de monitoramento sísmico, a Norwegian Seismic Array (Norsar), publicou um levantamento que indica que a barragem de Nova Kakhovka foi explodida. Inicialmente, havia suspeitas de que se tratava de uma falha estrutural causada por um abalo sísmico. Ainda não há certeza ou investigações definitivas. Após o governo ucraniano questionar a falta de posicionamento do governo brasileiro sobre o caso, o Brasil defendeu investigações sobre o caso, mas não responsabilizou a Rússia diretamente.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA