Descoberto fóssil de 'homem dragão', nova espécie humana

Homo longi pode ser 'parente mais próximo' do Sapiens, descoberta que muda a escala evolutiva

O Liberal

Cientistas chineses encontraram um fóssil bem conservado de uma nova espécie humana. Batizado de Homo longi, o crânio está quase completo e foi apelidado de “homem dragão”. A descoberta, no sítio de Harbin, pode fazer muitas mudanças na evolução da humanidade e foi divulgada pelo portal Terra.

As informações são de que o crânio havia sido encontrado na década de 1930, mas foi "escondido" dos pesquisadores internacionais e só agora está sendo analisado. O objeto está passando por alguns estudos feitos pela Academia de Ciências da China e do Museu de História Natural de Londres.

Os cientistas disseram que o "homem dragão" viveu há cerca de 146 mil anos e pode ser o "parente mais próximo" do Homo sapiens. Se comprovada a informação, a nova espécie “tira” o lugar que os pesquisadores dão para o Homo neanderthalensis (o neandertal). Mas há a possibilidade que as três espécies possam ter convivido no mesmo período de tempo.

"O fóssil de Harbin é um dos fósseis de crânio humano mais completos do mundo. Esse fóssil preserva muitos detalhes morfológicos que são críticos para entender a evolução do Homo genus e a origem do Homo sapiens", disse Qiang Li, um dos cientistas.

De acordo com as pesquisas, as características, em um primeiro olhar, são semelhantes aos "homens modernos”. No entanto, alguns detalhes são bastante diferentes, como uma boca muito mais larga, órbitas oculares maiores e quase quadradas e dentes grandes. A ideia é que o crânio pertenceu a um exemplar do sexo masculino, de cerca de 50 anos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO