Charles III faz o primeiro discurso após assumir o trono e renova promessa feita por Elizabeth II
Monarca prometeu servir a nação: ‘eu vou tentar te servir com lealdade, respeito e amor", disse aos súditos
O Rei Charles III fez o primeiro discurso após a coroação, nesta sexta-feira (9), um dia após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II. Ele manteve a promessa, feita por ela, de servir a nação. Com informações do G1.
VEJA MAIS
"Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo", disse o Rei Charles III.
O monarca também ressaltou o sentimento de gratidão ao reinado de Elizabeth, e também homenageou o comprometimento da mãe com a nação. "Nos últimos 70 anos, vimos nossa sociedade se tornar uma de muitas culturas e muitas fés. As instituições mudaram, e por meio das mudanças, a nossa nação, da qual tenho orgulho, prosperou. Nossos valores se mantiveram constantes", afirmou o rei —nesse momento, então, ele reafirmou "os deveres e os papéis da monarquia também se mantém, assim como as responsabilidades à Igreja Anglicana".
Charles III também afirmou que respeitará os princípios constitucionais no coração da nação. "Eu vou tentar te servir com lealdade, respeito e amor", disse aos súditos. Ele completou dizendo que, a partir de agora, assumirá novas responsabilidades e que não conseguirá mais dedicar tempo à caridade, mas assegurou que esse trabalho vai ser realizado por outras pessoas.
Ele citou a mulher, Camilla, e afirmou que ela se torna a rainha consorte e que ele vai levar dedicação aos papéis que lhe cabem.
Ele também citou o filho William, que agora terá novos títulos. Com Kate Middleton ao lado dele, a nova princesa vai seguir a inspirar a conversa nacional, afirmou. William se tornou o príncipe de Gales, e Kate, a princesa de Gales, segundo Charles III.
"Quero expressar meu amor por Harry e Meghan [Markle], que continuam a construir a vida deles em outro país", afirmou, ao citar o outro filho.
Ele terminou dizendo que vai ter a mãe como exemplo, e agradeceu o apoio e condolências, que significam muito para ele: "Para minha querida mama, quando começa a sua última jornada, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família".
O discurso durou cerca de 10 minutos e foi gravado previamente.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenador do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA