Biden chama Putin de 'criminoso de guerra'; Rússia responde: 'inaceitável'

Classificação foi dada pelo presidente norte-americano enquanto o ataque à Ucrânia se intensifica

Emilly Melo

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, chamou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de “criminoso de guerra” nesta quarta-feira (16). Com informações da Reuters.

VEJA MAIS

image Além da Rússia: veja dez países que não têm McDonald’s; empresa faliu em cinco
A guerra na Ucrânia levou a rede de fast-food a suspender as atividades no países governado por Putin, o que provocou uma corrida de consumidores tentando comprar o último sanduíche

image Manifestantes pró e anti-Putin são presas em frente ao Kremlin
Elas foram levadas no momento em que se posicionavam sobre 'operação militar especial' na Ucrânia

image Kiev não parece querer 'soluções mutuamente aceitáveis', diz Putin
Nesta terça-feira, 15, o líder russo conversou com o presidente do Conselho Europeu para discutir a situação em torno do que ele chama de "operação especial na Ucrânia"

“Acho que ele é um criminoso de guerra”, disse Biden a repórteres após comentários na Casa Branca, enquanto o ataque à Ucrânia se intensifica.

Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, respondeu ao comentário do presidente norte-americano dizendo que é uma “retórica inaceitável e imperdoável”, segundo informou a agência de notícias Tass.

A classificação de Biden mostra uma mudança em relação à postura anterior do governo. O termo “crimes de guerra” não era usado para falar sobre os atos cometidos na Ucrânia, citando investigações em andamento sobre se esse termo poderia ser usado.

Entretanto, oficiais deixaram claro que acreditam que “atrocidades estão em andamento” e que o ataque intencional a civis constituiria crimes de guerra.

“As observações do presidente falam por si mesmas”, pontuou a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. Ela disse ainda que Biden estava “falando com o coração” e que a investigação no Departamento de Estado sobre crimes de guerra ainda está em andamento.

Joe Biden inicialmente disse “não” quando perguntado se Putin era um criminoso de guerra, mas imediatamente retornou a um grupo de repórteres para esclarecer a fala. Quando perguntado novamente se Putin era um criminoso de guerra, ele respondeu afirmativamente.

(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO