Bento XVI recebe últimas homenagens antes de sepultamento nesta quinta-feira (05)
Funeral acontece na Praça de São Pedro e tem cerimônia celebrada pelo Papa Francisco
Nesta quinta-feira (05), fieis do mundo inteiro se despedem de Joseph Aloisius Ratzinger, o Papa Bento XVI. O funeral do alemão começou por volta de 5h30, no Vaticano, e recebe autoridades reliogiosas e chefes de Estado.
VEJA MAIS
Aproximadamente 130 mil pessoas acompanham as palavras do Papa Francisco antes do caixão ser levado para dentro da Basílica de São Pedro, onde a cerimônia será privada.
"Bento, que sua alegria seja completa ao ouvir Sua voz, agora e para sempre", disse Francisco em uma das mensagens para o ex-líder da Igreja Católica.
Assim como o Papa João Paulo II em 2005, Bento XVI pediu para ser enterrado nas criptas sob a Basílica de São Pedro.
Veja imagens de momentos do Papa Bento XVI
Quem foi Bento XVI?
- Bento XVI foi o primeiro papa a renunciar em 600 anos de história da Igreja Católica no Mundo;
- Exerceu o cargo por apenas 8 anos;
- Após sua renúncia, recebeu o título de papa emérito;
- Seu pontificado acabou sendo marcado por escândalos, entre eles, os de abuso sexual que ficou conhecido como "Escândalo Vatileaks".
Como foi a renúncia de Bento XVI
Bento XVI renunciou o cargo de maior líder da igreja católica aos 85 anos, em um discurso feito todo em latim, no dia 11 de fevereiro de 2013. Na época, o pontífice justificou que sua idade avançada lhe tirava forças para poder governar.
"No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado", disse.
Reveja como foi o último dia de pontificado de Bento XVI
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA