Bebê nasce envolto em bolsa e gera polêmica sobre respiração neonatal
Médicos tiveram que cortar a membrana para o recém-nascido respirar
Um bebê, nascido por cesariana, veio à luz nasceu preso por seu saco amniótico (bolsa) e ficou por mais de dois minutos sem respirar pelo nariz. O incidente ocorreu em Fuzhou, no leste da China. A situação permaneceu pelo tempo que os médicos levaram para retirar o recém-nascido, de 2,5 kg, da membrana.
A mãe, de 36 anos, que ficou grávida por fertilização in vitro, começou a reclamar de dor abdominal e sangramento vaginal há algumas semanas.
O rompimento do saco amniótico é um dos principais sinais de que a mãe está entrando em trabalho de parto. Mas isso nem sempre acontece. Em casos raros, o bebê nasce envolto pela membrana, que é chamado parto empelicado.
Apesar da situaçãoparecer um acaso, foi uma decisão médica. O parto empelicado, segundo o obstetra Pan Mian, foi necessário porque o bebê estava mal posicionado e teve complicações no cordão umbilical. “Nós optamos por esse procedimento, porque os bebês prematuros são mais fracos. Quando a criança nasce envolta pela membrana protetora, é possível reduzir a perda de umidade da pele e evita o descontrole de temperatura”, disse o médico ao Asia Wire.
Esse tipo de parto, de o bebê não ficar muito tempo envolto pela película, não traz prejuízos para a mãe ou para o bebê.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA