Barco turístico ignora aviso, parte e afunda, deixando dez mortos e 16 desaparecidos
Operador de outra embarcação havia aconselhado que não partissem devido ao mau tempo
Após um barco turístico naufragar nas águas geladas e agitadas do norte do Japão no sábado (23), foram contabilizadas dez pessoas mortas e 16 desaparecidas pela Guarda Costeira neste domingo (24). As informações são da AFP.
"Confirmamos a morte de dez pessoas encontradas após o naufrágio do barco Kazu I", informou à AFP um porta-voz da Guarda Costeira, que especificou que as buscas pelos desaparecidos continuam.
As dez vítimas são sete homens e três mulheres.
O Kazu I zarpou na manhã de sábado com 26 pessoas a bordo, apesar do mau tempo previsto, para um passeio pela península de Shiretoko, local declarado Patrimônio da Humanidade por sua natureza intocada a nordeste da grande ilha japonesa de Hokkaido, no norte do Japão.
"Era óbvio que a situação do mar iria piorar e eu disse a eles para que não saíssem", declarou o operador de outro barco turístico à rede de televisão NHK. "Apesar de tudo, eles saíram".
O Kazu 1 enviou um pedido de socorro às 13h15 (3h15 de Brasília) de sábado e avisou que estava afundando, com uma parte inclinada a 30 graus.
A Guarda Costeira só chegou ao local do naufrágio depois de três horas e agora participa nas buscas com o apoio de helicópteros policiais e militares e embarcações de pesca locais.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA