Banana nanica pode sumir em alguns anos; entenda o porquê disso
Cientistas acreditam que a banana-nanica corre risco de extinção e pode desaparecer em um futuro não tão distante

Fruta que faz parte da alimentação dos seres humanos há muitos anos, a banana-nanica, conhecida fora do Brasil como Cavendish, comanda o mercado global e corre um grande risco de entrar em extinção nos próximos anos.
Por que a banana-nanica pode desaparecer?
Mesmo sendo uma das frutas mais resistentes a algumas das principais doenças e ser a mais fácil de ser cultivada pelos agricultores em questões de quantidade por terra, a banana-nanica está sob alerta de risco de extinção.
Segundo cientistas, a fruta pode desaparecer em um futuro não tão distante por conta de uma infecção causada pelo fungo Fusarium oxysporum.
VEJA MAIS
Chamada de "mal-do-Panamá", a doença começa nas raízes das bananeiras e depois se espalha. Por conta disso, a capacidade da planta de absorver água ou realizar o processo de fotossíntese é desativada.
Porém, não é a primeira vez que isso ocorre na história. Outra variedade da fruta chamada Gros Michel, considerada como a principal banana de exportação na primeira metade do século passado, chegou a desaparecer.
Em 1870 o antecessor do fungo Fusarium oxysporum começou a infectar bananas Gros Michel. Já em 1950 a fruta tinha desaparecido completamente dos cultivos e os produtores tiveram que buscar por uma substituta.
Contudo, com a evolução da ciência nos últimos anos, cientistas estão buscando formas para poderem salvar a banana-nanica da extinção. Uma das possibilidades é criar uma espécie geneticamente modificada chamada "QCAV-4".
A nova variedade da banana-nanica promete ser altamente resistente ao fungo Fusarium oxysporum e a outras doenças que atacam o cultivo da fruta.
(Júlia Marques, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web de oliberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA