Aviadora que ficou de fora do programa espacial dos EUA é a pessoa mais velha a ir ao espaço

Voo do foguete New Shepard, nesta terça (20), lembra aniversário da ida à Lua e fixa marco em viagens espaciais comerciais

O Liberal
fonte

Uma aviadora veterana da força aérea norte-americana - que foi relegada no programa espacial da Nasa, apenas por ser mulher -, era a ilustre passageira entre os três tripulantes que estiveram ao lado de Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, no voo bem-sucedido, realizado na manhã desta terça (20), em um foguete comercial construído para dar largada em atividades de turismo espacial.

 

 

O foguete New Shepard foi feito pela companhia Blue Origin, que também pertence a Bezos, fundador da gigante Amazon, foi lançado por volta das 10h20 (horário de Brasília), no estado norte-americano do Texas. A missão-teste foi um sucesso e durou apenas dez minutos. 

Especialistas dizem que o feito pode começar a consolidar o futuro do turismo espacial. O fundador da Amazon deixou recentemente o comando da empresa pioneira em comércio eletrônico. Bezos agora quer investir em viagens ao espaço com assentos pagos.

LEIA MAIS:
Wally Funk parte ao espaço em foguete com Jeff Bezos. O que significa este grande passo?

- Bilionário Jeff Bezos e tripulantes pousam bem no Texas após lançamento em foguete
Homem mais rico do mundo faz viagem espacial turística em seu próprio foguete

image Lançamento e pouso ocorreram no deserto do Texas (divulgação)

Aviadora, irmão e vencedor de leilão na tripulação


Entre os passageiros estava a aviadora americana Mary Wallace Funk, de 82 anos, que agora é a pessoa mais velha a ir ao espaço. Mary Funk foi impedida de ser astronauta nos anos 1960. Ela chegou a ser selecionada pela Nasa, entre 13 americanas, para fazer parte do primeiro grupo de astronautas, mas não embarcou, apenas por ser mulher.

Bezos estava ainda acompanhado de seu irmão, Mark Bezos, e do vencedor de um leilão, Oliver Daemen, feito com as primeiras pessoas interessadas em voar em um foguete e cápsula da Blue Origin. 

 

 

O holandês Oliver Daemen, 18, acabou de completar o Ensino Médio e é universitário, e já se tornou a pessoa mais jovem a ir ao espaço - pagando por isso. A Blue Origin não confirmou quanto custou a passagem, mas Daemen foi pré-selecionado a partir de um leilão dessa vaga no primeiro voo.

Não foi Daemen quem arrematou o assento. O vencedor da disputa pagou US$ 28 milhões, mas alegou um conflito de agendas e voará em uma futura missão. Sua identidade ainda é desconhecida.

image Foguete New Shepard: a maior janela já levada ao espaço (divulgação)

A Terra com assento na janela


​O curto voo classificado como suborbital atingiu 107 quilômetros (mais de dez mil metros) antes de retornar à Terra. A partir desse ponto a viagem já entra no espaço sideral. 

No trajeto, os passageiros puderam observar a paisagem da Terra, vista do espaço, com uma grande vantagem "de janela". A New Shepard possui as maiores janelas entre os foguetes e naves já lançadas ao espaço. 

Homem mais rico do mundo faz viagem espacial turística em seu próprio foguete

 

O lançamento foi basicamente uma partida do foguete, alcançando altura suficiente para quase entrar em órbita (10 mil metros), seguida de uma reentrada rápida, já com a cápsula onde estava Bezos e os outros três tripulantes liberada do foguete de lançamento. O foguete voltou automaticamente a uma base de pouso no deserto - e lá esperou.

Bezos e os outros tripulantes desceram ao solo depois de planarem por minutos em um paraquedas. A aterrisagem em segurança foi também no deserto texano.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO