CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Autoridades palestinas reportam 10 mortos em operação militar israelense na Cisjordânia

Outras 35 pessoas ficaram feridas, segundo um balanço das autoridades palestinas

Estadão Conteúdo
fonte

Dez palestinos foram mortos nesta terça-feira (21) durante uma operação militar israelense no campo de refugiados de Jenin, anunciou a Autoridade Palestina, que administra parcialmente a Cisjordânia ocupada.

O Ministério da Saúde da Autoridade Palestina, com sede em Ramallah, informou que dez pessoas morreram na incursão, que ocorreu poucos dias após o início de um cessar-fogo entre Israel e o movimento islamita Hamas na Faixa de Gaza. Outras 35 pessoas ficaram feridas, segundo um balanço das autoridades palestinas.

VEJA MAIS

image Exército israelense confirma que recebeu as três reféns libertadas pelo Hamas
Romi Gonen, Emily Damari e Doron SteinBrecher retornaram para Israel como parte do acordo que garante cessar-fogo na Faixa de gaza

image Cessar-fogo em Gaza começa após Hamas atrasar entrega de lista de reféns a Israel
Hamas justificou que o atraso se deveu a "motivos técnicos"

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que a operação visa "erradicar o terrorismo" naquele campo de refugiados, considerado um reduto de grupos armados palestinos.

Os socorristas do Crescente Vermelho Palestino afirmaram que prestaram assistência a sete pessoas feridas por bala e denunciaram que as forças israelenses os estavam impedindo de ajudar os feridos. "As forças de ocupação impedem que nossas equipes cheguem até os feridos dentro do campo", denunciou a organização.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu às forças de segurança israelenses "máxima contenção" e que "utilizem a força letal apenas quando for absolutamente inevitável para proteger vidas".

O governador de Jenin, Kamal Abu al Rub, descreveu a operação como "uma invasão" do campo de refugiados. "Eles chegaram rapidamente, helicópteros Apache no céu e veículos militares israelenses por toda parte", declarou à AFP. 

Jenin, e em particular seu campo de refugiados, são alvos habituais de incursões militares israelenses contra membros ou líderes de grupos armados palestinos. A cidade está localizada no norte da Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel desde 1967. A violência na Cisjordânia se intensificou desde o início da guerra na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque do Hamas contra o sul de Israel em 7 de outubro de 2023.

Desde então, pelo menos 847 palestinos foram mortos na Cisjordânia pelo Exército israelense ou por colonos, indicou o Ministério da Saúde palestino. Pelo menos 29 israelenses, incluindo soldados, morreram em ataques palestinos ou em operações militares neste mesmo período, indicaram as autoridades de Israel.   

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO