Atentado na Rússia: Atirador vestindo suástica nazista mata 15 pessoas em escola
Homem seria ex-aluno da instituição e teria cometido suicídio logo após o atentado
Um homem invadiu uma escola e matou pelo menos 15 pessoas, incluindo 11 crianças, na cidade russa de Izhevsk, na região central da Rússia, nesta segunda-feira (26). Ele vestia uma blusa com uma suástica nazista estampada no peito. Com informações do Extra.
VEJA MAIS
O atirador, identificado como Artem Kazantsev, de 34 anos, seria um ex-aluno da instituição e cometeu suicídio logo após o atentado. Ele estava com duas pistolas. Ao menos 24 pessoas ficaram feridas, incluindo 14 crianças.
O governador Alexander Brechalov afirmou que o atirador entrou na escola, matou um segurança e abriu fogo contra as crianças. Investigadores alegam que Artem Kazantsev estava sem os documentos pessoais e usava uma balaclava no momento do atentado.
“Tudo aconteceu na minha frente, eu fui a primeira testemunha”, disse um estudante de 16 anos ao portal kp.ru. “Ele [atirador] estava todo de preto, com uma máscara preta com um buraco [nos olhos], como a tropa de choque. Ele entrou em silêncio, ouvi um estalo. Pensei que fosse uma explosão ou pirotecnia. E então eu vi a arma. Eu estava a 20 metros dele. Ele imediatamente começou a atirar, sem gritar, sem exigências. Primeiro ele atirou no guarda, e em seguida disparou em mim. A bala me atingiu no lado direito do peito. Por sorte, ela passou [de raspão].”
Foram realizadas operações na casa de Artem Kazantsev para apurar a personalidade do atirador, assim como opiniões e contexto de vida, e a "sua adesão às visões neofascistas e à ideologia nazista".
“A operação de retirada terminou e o perímetro está isolado”, disse Brechalov no vídeo divulgado no Telegram. Brechalov também informou que a Guarda Nacional da Rússia, o FSB (Serviço Federal de Segurança) e as autoridades responsáveis pela investigação estão no local.
(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA