Astronautas estão presos no espaço e só devem retornar à Terra em 2025
Suni Williams e Butch Wilmore estão a bordo da cápsula Starliner da Boeing, que deveria ter voltado em 12 de junho.
O que era para ser uma breve missão espacial de oito dias transformou-se em uma longa e inesperada estadia. Os astronautas da NASA, Suni Williams e Butch Wilmore, a bordo da cápsula Starliner da Boeing, estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS) e só devem retornar à Terra no início de 2025.
Inicialmente, a NASA e a Boeing minimizaram os problemas e afirmaram que a dupla retornaria na cápsula original. No entanto, diante da complexidade dos reparos e da incerteza sobre a segurança da nave, a agência espacial agora considera a possibilidade de utilizar outro veículo para o retorno.
VEJA MAIS
Lançada em junho, a missão Starliner enfrentou diversos problemas técnicos, como falhas nos propulsores e vazamentos de hélio, que comprometeram a segurança da cápsula para o retorno à atmosfera terrestre. Diante desse cenário, a NASA anunciou nesta quarta-feira (7) que está avaliando a possibilidade de trazer os astronautas de volta a bordo de uma espaçonave Crew Dragon da SpaceX, em uma missão agendada para o próximo ano.
"Estamos completamente confiantes de que os testes que estamos realizando são os necessários para obtermos as respostas corretas e os dados de que precisamos para retornar", disse Wilmore no último mês.
O Teste de Voo Tripulado da Starliner – ou CFT, na sigla em inglês – foi lançado no dia 5 de junho, no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Os tripulantes deveriam ter voltado à Terra em 12 de junho.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA