CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Astronautas estão presos no espaço e só devem retornar à Terra em 2025

Suni Williams e Butch Wilmore estão a bordo da cápsula Starliner da Boeing, que deveria ter voltado em 12 de junho.

Hannah Franco
fonte

O que era para ser uma breve missão espacial de oito dias transformou-se em uma longa e inesperada estadia. Os astronautas da NASA, Suni Williams e Butch Wilmore, a bordo da cápsula Starliner da Boeing, estão presos na Estação Espacial Internacional (ISS) e só devem retornar à Terra no início de 2025.

Inicialmente, a NASA e a Boeing minimizaram os problemas e afirmaram que a dupla retornaria na cápsula original. No entanto, diante da complexidade dos reparos e da incerteza sobre a segurança da nave, a agência espacial agora considera a possibilidade de utilizar outro veículo para o retorno.

VEJA MAIS

image Astronautas não têm previsão de retorno à Terra após nave da Boeing enfrentar problemas no espaço
A missão da Nasa, tripulada por Butch Wilmore e Suni Williams, saiu dos Estados Unidos no dia 5 de junho e estava prevista para voltar em sete dias, no dia 12

image Astronauta que tirou foto da Terra vista da Lua morre em acidente
William Anders foi um dos três primeiros humanos a orbitar a Lua durante a missão Apollo 8 da NASA

Lançada em junho, a missão Starliner enfrentou diversos problemas técnicos, como falhas nos propulsores e vazamentos de hélio, que comprometeram a segurança da cápsula para o retorno à atmosfera terrestre. Diante desse cenário, a NASA anunciou nesta quarta-feira (7) que está avaliando a possibilidade de trazer os astronautas de volta a bordo de uma espaçonave Crew Dragon da SpaceX, em uma missão agendada para o próximo ano.

"Estamos completamente confiantes de que os testes que estamos realizando são os necessários para obtermos as respostas corretas e os dados de que precisamos para retornar", disse Wilmore no último mês.

O Teste de Voo Tripulado da Starliner – ou CFT, na sigla em inglês – foi lançado no dia 5 de junho, no topo de um foguete Atlas V, da United Launch Alliance (ULA), a partir da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. Os tripulantes deveriam ter voltado à Terra em 12 de junho.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO