Armas nucleares serão transferidas para Belarus em julho, diz Putin

O armamento começará a ser movido assim que o local para armazená-lo no local estiver construído, de 7 a 8 de julho

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (9), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que vai transferir armas nucleares táticas para Belarus em julho, segundo informações da Bloomberg. O armamento começará a ser movido assim que o local para armazená-lo estiver construído. De acordo com Putin, a conclusão da obra ocorrerá entre 7 e 8 de julho.

VEJA MAIS

image 'Fizemos o possível para resolver o conflito de maneira pacífica'
VLADIMIR PUTIN, presidente da Rússia, ao afirmar, ontem, que seguirá a guerra na Ucrânia, um dia após a visita de Joe Biden, presidente do EUA, ao país. Putin suspendeu a Rússia do Tratado de Redução de Armas Estratégicas, voltado a armas nucleares.

image Putin suspende participação da Rússia em tratado de controle de armas nucleares com EUA
Novo Tratado de Redução de Armas Estratégicas (conhecido como New Start ), está em vigor desde 2011

image Otan e Rússia simulam ataques nucleares em meio à Guerra da Ucrânia
Especialista acreditam que aliança deveria adiar manobra

O anúncio foi feito durante encontro do líder russo com o presidente da Bielorússia, Alexander Lukashenko, na cidade russa de Sochi, localizada na costa do Mar Negro. No dia 25 de março, o presidente russo já havia anunciado que posicionaria armas nucleares no país vizinho. A medida foi um alerta aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que fornecem apoio militar à Ucrânia.

Putin chegou a comparar os planos com medidas adotadas pelos Estados Unidos. "Aqui não há nada inédito: os EUA fazem isso há décadas. Eles têm suas armas nucleares tácticas posicionadas há muito tempo em território de seus aliados", afirmou o líder russo à época. "Eles têm aliados em certos países e treinam suas tripulações. Nós vamos fazer a mesma coisa".

Por outro lado, Lukashenko ofereceu armas nucleares a todos os países que se juntarem ao Estado da União com a Rússia. "Se alguém está preocupado, é muito simples: junte-se ao Estado da União de Belarus e Rússia. Haverá armas nucleares para todos", declarou em 28 de maio. Mas, ele não detalhou quais seriam as condições da parceria.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO