CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Após 28 anos com coluna curvada, 'homem dobrado' recupera os movimentos

Chinês Li Hua passa por um longo processo de reabilitação

O Liberal
fonte

O chinês Li Hua tem uma doença autoimune chamada espondilite anquilosante, que fez com que ele perdesse a autonomia. Com 19 anos, ele começou a sentir os sintomas da doença e, com o tempo, não conseguia ficar de pé, comer ou andar adequadamente. A condição rara o fez ficar conhecido como o ‘homem dobrado’.

Porém, em 2020, aos 46 anos, Li Hua passou por quatro cirurgias para quebrar e reconstruir seus ossos. Embora ainda esteja em fase de reabilitação, ele já pode comemorar grandes progressos com a retomada do controle de sua vida. O chinês conta, por exemplo, que passou a dormir de costas depois de mais de 20 anos em que sua posição de descanso noturno era sentado.

image Céline Dion fala pela primeira vez após descoberta de doença rara: ‘Espero um milagre’
Cantora sofre com a Síndrome da Pessoa Rígida. Céline Dion precisou paralisar a carreira por conta da doença degenerativa rara em 2022

image Mulher morre no Peru em primeiro caso de eutanásia no país
Ana Estrada, de 47 anos, morreu no último domingo (21/04). Ela conviveu nas últimas três décadas com uma doença rara e incurável chamada polimiosite

“Tenho feito exercícios de reabilitação em casa nos últimos meses. Agora posso andar devagar com o andador, ir até a pia, escovar os dentes e lavar o rosto. Posso segurar uma tigela e comer como qualquer outra pessoa, sentado à mesa”, declarou, em entrevista ao South China Morning Post.

image O que é botulismo? Entenda a doença rara que afetou brasileira nos Estados Unidos
Classificado como uma doença grave, o botulismo é causado pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum) e tem quatro principais formas de transmissão. Claudia Albuquerque Celada está internada nos Estados Unidos (EUA) desde fevereiro.

image Paciente do Pará é o único do Norte com CLN2; medicação para a doença rara custa R$ 200 mil ao mês
Tratamento inclui medicação que custa R$ 200 mil por mês e é fornecida pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado

A espondilite anquilosante pode causar a fusão dos ossos, fazendo com que a coluna se curve para a frente, além de provocar dores no paciente, devido à rigidez do corpo. Os especialistas não sabem a causa da doença, mas acreditam que ela possa estar ligada a uma variante genética conhecida como HLA-B27.

Ainda sem cura, o tratamento geralmente envolve exercícios para reduzir a dor e a rigidez, bem como analgésicos e antiinflamatórios.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO