Alemanha pede conclusão 'rápida' do acordo UE-Mercosul

As declarações foram feitas durante um discurso em Berlim para a Associação Alemã de Comércio Atacadista (BGA)

Agence France-Presse
fonte

O chefe de governo alemão, Olaf Scholz, pediu, nesta quarta-feira (2), a conclusão rápida do acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, com a oposição de alguns países europeus.

"As negociações com o Mercosul devem ser concluídas rapidamente", disse Scholz em um discurso em Berlim para a Associação Alemã de Comércio Atacadista (BGA).

Scholz enfatizou que a maioria dos Estados-membros da UE, incluindo a Espanha e a Itália, “apoiam politicamente o acordo”. 

No entanto, há resistência de alguns países europeus, principalmente da França, cujo setor agropecuário teme a concorrência sul-americana.

"Para a reta final das negociações precisamos de pragmatismo e flexibilidade por parte de todos, já que o acordo com Mercosul é essencial para diversificar e reforçar a resiliência de nossa economia", defendeu o alemão.

Esta questão pode ser abordada durante uma reunião prevista para esta quarta-feira entre Scholz e o presidente francês Emmanuel Macron.

Os blocos negociam há mais de duas décadas um acordo de livre comércio que prevê eliminar a maioria das tarifas entre as duas zonas, o que criaria um espaço comercial de mais de 700 milhões de consumidores.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mundo
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM MUNDO

MAIS LIDAS EM MUNDO