Pacientes denunciam infiltrações e alagamentos na UBS da Guanabara
Denúncias afirmam que a UBS encontra-se nesse estado há anos. Prefeitura de Ananindeua diz que está licitando reforma
Calor excessivo, infiltrações, poeira e alagamentos são alguns dos motivos que levaram pacientes da Unidade Básica de Saúde da Guanabara, em Ananindeua, a denunciarem a situação do local para a equipe do Eu Repórter.
As condições estruturais dificultam a experiência de quem precisa do atendimento na unidade e ocorre há anos, segundo relatos.
Pacientes reclamam do forte cheiro de mofo, das infiltrações nas paredes que apresentam limo, dos ambientes empoeirados, banheiros sem limpeza, além do calor das salas de atendimento e os alagamentos que ocorrem quando chove, deixando o piso escorregadio, podendo ocaisonar algum acidente.
VEJA MAIS
A mãe de uma das pacientes, que optou por não se identificar, disse que os funcionários fazem o possível para amenizar a frustração de quem se consulta no local, improvisando salas e tratamentos, mas que não é o sufuciente.
"Infelizmente, minha filha precisa fazer o pré natal lá. É muito triste pra quem necessita do atendimento", contou.
Em nota, a Secretaria de Saúde (Sesau), informou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Guanabara se encontra em processo licitatório para o início das obras. Na reforma, está inclusa toda troca de telhado, o que resolverá o problema das infiltrações, além da aquisição de centrais de ar condicionado.
Segundo o texto, 32 UBS foram entregues totalmente revitalizadas e 18 estão em obra, de um total de 64 UBS.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA