Moradores reclamam sobre problemas estruturais nas ruas do município de Acará
Prefeitura de Acará diz que trecho da PA-252 e as demais ruas que foram afetadas pelas obras na região serão recuperadas
Moradores da cidade do Acará fecharam a avenida Comandante Pedro Vinagre na última quarta-feira (12), denunciando problemas nas vias do município. Segundo eles, há trechos intrafegáveis no espaço urbano da rodovia PA-252, travessa São José, avenida Beijamin Constant e também na avenida onde houve a manifestação. De acordo com as informações, os moradores contestam a passagem de carretas na via.
A Prefeitura Municipal do Acará informou que ocorre uma obra do Governo do Estado em parceria com a gestão municipal para garantir o asfaltamento no trecho urbano da PA-252. "Infelizmente, esse processo de recuperação tem causado um grande transtorno devido a necessidade de isolar o trecho da rodovia e agilizar o serviço de revitalização", comunicou a prefeitura.
Segundo informações de um morador que optou por não se identificar, os problemas com a pavimentação asfáltica ocorrem há seis meses. "Houve uma manutenção nas vias, mas com a passagem de caminhões pesados, as ruas foram se degradando. Passa uma quantidade muito alta de carretas e o solo é muito fraco", disse.
VEJA MAIS:
Além dos buracos, há grande quantidade de lama, dizem os moradores. Durante a manifestação, a via foi fechada com paus, impedindo a passagem de caminhões e carretas. "Passam carretas constantemente e vão destruindo essas vias. Toda população já teve problemas por conta disso e por conta dos buracos", contou o denunciante.
Em nota, a Prefeitura Municipal do Acará informou que, devido às reformas na PA-252, é inevitável que os veículos e carretas passem por outras ruas, além de que o município está na rota de escoação da produção e que as fortes chuvas também colaboram para que as vias fiquem intrafegáveis.
Em nota, o órgão afirma que o município possui um solo frágil e que nunca recebeu uma estrutura resistente para suportar o peso dos transportes. A gestão pede a “compreensão da população acaraense pelo transtorno causado em decorrência dessa obra” e informa que o trecho da PA-252 e as demais ruas que foram afetadas nesse processo serão recuperadas. “Esta é uma obra importante, que demanda atenção e que precisa ser bem executada, para que assim, possa facilitar a passagem de veículos e melhore a vida dos moradores", pontuou.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)