CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Moradores de Altamira reclamam do abandono da via W-Dois, no bairro Jardim Independente II

A via não possui drenagem e nem pavimentação asfáltica. A região não recebe manutenção há mais de 20 anos

Vitória Reimão
fonte

A rua Alameda W-Dois, localizada no bairro Jardim Independente II, no município de Altamira, está abandonada, como apontam moradores. Faltam drenagem, pavimentação e corte do mato. A história começa há cerca de sete anos, quando algumas famílias foram retiradas para a construção de uma hidrelétrica. O empreendimento faria com que a área fosse alagada. Os imóveis que foram abandonados estão com água empoçada, insetos e animais venenosos.

Igor Lima, auxiliar administrativo e que faz parte das 12 famílias que ainda moram na região, diz que as famílias retiradas foram indenizadas. Mas quem vive no local, precisa conviver com esgoto a céu aberto, valas obstruídas e trechos esburacados. "Há bastante lama em período de chuvas. Já no verão, ocorre muita poeira. Além disso, a rua está completamente escura, sem iluminação pública. A reclamação vem das famílias que não foram remanejadas e que continuam vivendo nessa rua. O que restou da rua foram cerca de 150 metros, onde existem moradores que estão há mais de 30 anos sem ver melhorias na rua", disse.

VEJA MAIS: 

image Trechos da via única para o centro de Tailândia estão intrafegáveis, diz denunciante
Segundo informações, o problema ocorre há três meses

image Em Icoaraci, denunciantes afirmam que estrada da Maracacuera está intrafegável
O pedido dos moradores é para que Prefeitura realize um trabalho de pavimentação na área

image Em Outeiro, moradores enfrentam dificuldades por falta de pavimentação asfáltica na Rua do Desvio
Os denunciantes afirmam que além de não ser asfaltada, a área também não possui redes de esgoto

O auxiliar administrativo destaca que apesar de restarem poucas famílias, há idosos, crianças pequenas, animais domésticos, grávidas... "...São cidadãos que merecem o básico de uma moradia digna. Queremos regularizar a nossa rua. Nos sentimos abandonados pelo ente público e por várias vezes procuramos a empresa, para que possa limpar a área, pelo menos a fim de evitar tais incômodos, já que é de responsabilidade deles manter o local limpo", desabafou Igor.

 

Alameda W-Dois

 

Por nota, a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Infraestrutura (Semovi), da Prefeitura de Altamira, garantiu que "...vai enviar uma equipe técnica ao local para avaliar a situação da via e as residências".

Em nota, a Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, informa que o local citado "é uma Área de Preservação Permanente (APP) e que a Companhia tem a responsabilidade de apoiar ações de fiscalização ambiental, visando a manutenção das condições ideais para conservação da vegetação nativa e da biodiversidade das bordas do reservatório Xingu".

"A Norte Energia acrescenta que intensificará as ações de manutenção e fiscalização da referida área de APP, bem como as campanhas de comunicação e educação ambiental junto à comunidade e conta com a colaboração e participação de todos", comunicou. 

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER