Lixo: Rua da Marinha não passa por limpeza há mais de seis meses; afirmam denúncias
Sesan diz que enviará uma equipe ao local e pede para que denúncias de descarte irregular sejam feitas à secretaria
Moradores da rua da Marinha, localizada no bairro da Marambaia, em Belém, contam à equipe do Eu Repórter que a área não recebe os serviços de limpeza e manutenção há mais de seis meses, ocasionando um acúmulo considerável de sujeira e resíduos por quase toda a extensão da rua.
De acordo com as denúncias, várias pessoas, incluindo moradores, jogam lixos domésticos no local, assim como alguns carroceiros realizam o descarte de outros materiais na passagem, o que, com o tempo, foram surgindo entulhos em alguns pontos da via.
Um denunciante que optou por não se identificar, concedeu um vídeo à reportagem que mostra o trecho da Rua da Marinha com a passagem Eduardo Angelim repleta de lixo, sacolas plásticas, podas de galhos e folhas de árvores, móveis, e outros diversos itens espalhados pela calçada que fica rente ao muro da Marinha.
VEJA MAIS
Ele conta que o mau cheiro é um dos pontos de maior incômodo dos moradores, principalmente os que residem mais próximos ao lixão. "A gente sente o cheiro de longe e é algo que já dura há meses", relata.
O reclamante também fala que o local atrai animais transmissores de doenças, sendo este um risco à saúde da população, além dos vários bueiros entupidos por conta do lixo que fica acumulado, causando alagamentos na área quando chove.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que enviará uma equipe ao local para verificar a situação. Caso confirme a irregularidade, tomará medidas cabíveis.
A secretaria disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência, sendo este serviço solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no whatsapp pelo número: (91) 98499-0059.
A Sesan ressalta que de acordo com a Lei 9.605, artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena de até cinco anos de reclusão para os responsáveis por essa prática e pede para que a população denuncie esses pontos de entulho pelos canais da Prefeitura de Belém e da Sesan.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o WhatsApp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Thaís Belém
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA