Armazéns de lixo são fixados em praias na Ilha de Algodoal, denunciam moradores

Os dejetos são colocados nas praias para assim embarcar para o município de Maracanã

Vitória Reimão
fonte

Lixos acumulados e espalhados ao longo das praias na Ilha de Algodoal têm preocupado os nativos da região. A equipe do Eu Repórter recebeu imagens de armazéns de lixo fixados em pontos nas praias da ilha.

Segundo informações, os dejetos são colocados nas praias para embarcar para o município de Maracanã, mas os pontos de entulhos causam transtornos aos moradores e até para o turismo local. 

VEJA MAIS

image Loja de motos fecha calçada para uso particular na Arthur Bernardes, em Belém
Pedestres reclamam que não conseguem transitar pelo local

image Denúncias afirmam que um ferro velho queima lixos na Transcoqueiro; o responsável do local nega
O problema ocorre diariamente e está afetando o tráfego de veículos e de pedestres na região

"Tem um ponto de queima de lixo em uma área que fica localizada na praia do tablado. Esse local praticamente virou um lixão. Pelo que a gente sabe, é a prefeitura que joga o lixo lá para a queima de resíduos. O que sobra eles queimam", disse um denunciante anônimo. 

O problema é que os dejetos acumulados são espalhados ao longo das praias, por causa da maré que bate no acúmulo de resíduos e leva para outros pontos da ilha. A principal reclamação da população é que a Ilha é uma Área de Proteção Ambiental (APA), no qual poderia ter outra forma de retirada dos lixos, sem que ficassem armazenados nas praias.

"Me sinto indignado, pois Algodoal é um dos lugares mais visitados do Pará. É uma APA onde tem até uma sede de uma empresa que exerce a gestão das florestas públicas para produção sustentável e da biodiversidade", contou o denunciante. 

Em nota, a Prefeitura Municipal de Maracanã informou que, em parceria com a SEMAS do Estado, IDEFLOR- bio e Ministério Público, está montando um projeto de trabalho para realizar o Plano Integrado de Resíduos Sólidos da Área de Proteção Ambiental-APA Maiandeua (Algodoal, Camboinha, Fortalezinha e Mocoóca ), onde será feito o estudo de viabilidade técnica,logística e financeira para criação de uma área de transbordo dos resíduos.

O órgão municipal também acrescentou que no dia 11 de janeiro de 2023, foi feita uma visita do secretário de Meio Ambiente do município, juntamente com o IDEFLOR -bio e agência distrital de Algodoal, para traçar o outra rota para retirada de resíduos com mais celeridade, evitando o acúmulo na ilha. Dessa forma, será possível a retirada mais rápida e com menos impacto ambiental para as vilas que compõem a área de preservação (APA).

"Houve uma ação maior de limpeza da ilha por conta das festas de final de ano, que acabou se intensificando até o momento, por ainda ter muitos turistas em Algodoal e que acaba aumentando a quantidade de lixo", comunicou a Prefeitura.

A Prefeitura de Maracanã explicou sobre a questao do mar levar o lixo e informa que o fato não acontece por conta de recolherem os residos e realizarem o armazenamento temporário em locais altos, à espera do barco para a retirada. "Reforçamos também o número de barcos para tornar o processo da retirada do lixo o mais rápido possível", disse. 

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(*Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Mariana Azevedo)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER