Lixo dificulta tráfego de pedestres no conjunto Sideral, afirmam moradores
Calçadas tomadas por lixo e mato faz com que moradores precisem usar a pista
A equipe do Eu Repórter recebeu uma denúncia sobre um lixão ilegal que está sendo formado no conjunto Sideral, localizado no bairro do Parque Verde, em Belém. Segundo o relato, o descarte de lixo irregular é uma prática comum na área e a falta de coleta frequente contribui para a problemática.
Em um vídeo de pelo menos dois minutos cedido à reportagem, é possível ver boa parte da rua Esperantista repleta de lixo doméstico espalhado, como: madeiras, móveis, papelão, galhos de árvores, colchões, entre outros materiais.
Um denunciante anônimo conta que a rua foi inaugurada há pouco tempo e que a coleta de lixo das casas é feita de forma regular. A questão é que algumas pessoas passaram a jogar coisas na rua, acumulando resíduos, o que incentivou a prática na área. "Tem morador que passa de carro e só faz jogar o lixo aí. Tem os que vem de outros lugares que jogam também. Aí os carroceiros passaram a jogar entulhos em cima, e fica nisso aí!", diz.
VEJA MAIS
Ainda com base no relato, pedestres e ciclistas são obrigados a trafegar pela pista pois, além do lixão acumulado, as calçadas estão tomadas por mato alto, o que dificulta ainda mais o acesso de quem precisa trafegar na área, aumentando o risco de acidentes, como atropelamentos.
O denunciante diz que o mato nas calçadas é uma questão frequente pois, desde a inauguração da rua, nenhuma manutenção ou limpeza foi feita no local. Sobre a questão do lixo, moradores da área passaram a notar o surgimento dos entulhos há pelo menos um mês, o que vem aumentando cada vez mais.
O reclamante ainda afirma que existem outros pontos de descarte de materiais de forma irregular no conjunto e que todos encontram-se na mesma situação. "O lixo só aumenta e ninguém vem retirar isso", conclui.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) informa que será feita a retirada do entulho no local citado. A secretaria também diz que disponibiliza o Zap-Entulho, serviço gratuito, que recolhe até um metro cúbico de resíduos por residência. O serviço pode ser solicitado, exclusivamente, por meio de mensagem no whatsapp: 91 98499-0059.
"Vale ressaltar, que de acordo com a Lei 9.605, Artigo 54, o descarte irregular e indiscriminado de entulhos é crime ambiental, com pena de até cinco anos de reclusão para os responsáveis pelo ato.A Sesan solicita à população que contribua com essa fiscalização e ao observar o descarte irregular de entulho em local indevido entre em contato imediato com o órgão", finaliza a nota.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Thais Belém)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA