Denunciantes relatam 'festival de imprudência' em ciclofaixas na avenida João Paulo II
De acordo com informações, motociclistas utilizam as ciclofaixas da via diariamente
A equipe do Eu Repórter já recebeu várias denúncias sobre imprudências e o uso irregular de motociclistas em faixas reservadas para quem anda de bicicleta. Na última quarta-feira, dia 07, o leitor Fábio Jacob encaminhou imagens de motociclistas utilizando as ciclofaixas da Avenida João Paulo II, entre o Parque do Utinga e a Avenida Doutor Freitas.
"Essas infrações ocorrem todos os dias, desde que inaugurou a ciclofaixa. Pelo horário da manhã, por volta das 8h30, é muito fácil ver esses movimentos dos motoqueiros", disse Fábio.
VEJA MAIS:
De acordo com o denunciante, a utilização indevida das ciclofaixas afeta o fluxo dos ciclistas, causando trânsito de bike na área, além de provocar riscos de acidentes. Segundo informações, muitos condutores aproveitam o canteiro para dar retorno em frente ao Parque do Utinga, no qual é dividido em duas pistas com algumas pedras para facilitar a passagem dos carros na manobra.
"A Semob diz fazer ronda no local, mas pouco se vê. O motoqueiro para no sinal, porém na ciclofaixa, evitando o trânsito, mas traz desordem pros ciclistas, e quando chamamos atenção, alguns ficam com raiva", contou Fábio.
Em nota, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou que mantém fiscalizações regulares com agentes de trânsito em rondas com viaturas e motocicletas para coibir o tráfego, a parada e o estacionamento irregular de veículos em ciclofaixas/ ciclovias da cidade de Belém.
"Inclusive, a Semob intensificou a fiscalização na Avenida João Paulo II com o intuito de coibir o uso indevido da ciclofaixa. Durante ação realizada na via, na última quinta-feira, 1º, agentes de trânsito penalizaram veículos por conversão proibida na travessa Mauriti, além de multar motoqueiro flagrado sem capacete e transitando na ciclofaixa, como foi divulgado nas redes sociais da Semob", disse o órgão municipal.
A Semob acrescentou seus canais de denúncia, para os usuários formalizarem suas queixas, seja pela Ouvidoria, nos canais de atendimento do órgão, pelo site, e-mail ou entrando em contato pelo whatsapp (91) 98415-4587.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Thaís Belém)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA