Centro de especialidades médicas está sem insulina para fornecimento gratuito
Denúncias afirmam que a situação ocorre há pelo menos dois meses, colocando em risco a saúde dos pacientes necessitados
Pacientes credenciados no sistema do Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), localizado na Almirante Barroso, entre as travessas Mauriti e Barão do Triunfo, em Belém, denunciam à equipe do Eu Repórter a falta de insulina para distribuição gratuita. Segundo relatos, além do centro não disponibilizar o medicamento, ainda não realiza um atendimento adequado para quem busca informações sobre uma possível previsão para a chegada do remédio.
A reportagem apurou que o Cemo é responsável pelo fornecimento de insulina, de forma gratuita, para aqueles que estão cadastrados, dentro de um cronograma organizado por eles e repassado aos pacientes. No entanto, as denúncias afirmam que o calendário não está sendo seguido.
VEJA MAIS
Ainda com base nas reclamações, os pacientes são orientados a procurar o centro por meio de ligação antes de irem até o local para obter o remédio, a fim de evitar lotação no espaço, mas o atendimento ao cliente não está sendo feito, deixando os pacientes sem saber quando e de que forma poderão adquirir a insulina.
Um dos denunciantes, que optou por não se identificar, conta que, da família, ele e a mãe fazem o uso do medicamento e que a falta dele resulta em problemas e riscos à saúde de ambos. "Não podemos ficar sem usar, então se faz necessário recorrer a outros meios, o que é dificultoso além de errado", relata.
Além da situação apresentada, o denunciante diz que a parte mais frustrante da situação é a falta de apoio e respostas por parte do centro, que sequer atende as chamadas e mensagens dos solicitantes que buscam apenas um posicionamento adequado mediante o caso apresentado.
A Redação Integrada do Grupo Liberal solicitou nota para o Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo), para a Prefeitura de Belém e Secretaria MUnicipal de Saúde (SESMA) e aguarda retorno.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
Carolina Mota, sob supervisão de Camila Moreira
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA