Centro cultural está abandonado há pelo menos dois anos em Santa Bárbara do Pará, afirmam denúncias

Participantes de movimentos culturais do município lamentam a situação

Carolina Mota
fonte

Participantes e entusiastas do movimento de Hip Hop do município de Santa Bárbara do Pará, na Região Metropolitana de Belém, reclamam do abandono do centro destinado a práticas culturais do local, que está há pelo menos dois anos com as portas fechadas.

Segundo relatos, o espaço já foi referência por promover diversas modalidades e ações de incentivo a movimentos, como o do Hip Hop, mas desde que a gestão atual assumiu, os eventos foram interrompidos sem qualquer justificativa e remanejamento.

O centro, de acordo com os reclamantes, está se deteriorando cada vez mais pois não há qualquer serviço de manutenção do local, sendo este usado apenas por baratas, ratos e outros animais.

VEJA MAIS

image Antigo posto da Polícia Militar está abandonado e causa transtornos aos moradores da Pedreira
Denunciante alega que criminosos se aproveitam da situação para tentar invadir casas vizinhas


image Praça do Marex está abandonada pelo poder público, afirmam moradores
O local apresenta vários pontos de lixo, além de galhos de árvores caídos há mais de um mês

Os participantes contam que, atualmente, os únicos eventos promovidos pela prefeitura são de cunho popular e sazonal, como quadrilhas juninas e ações de Natal, mas que estes em questão não abrangem todos os movimentos que fazem parte dos que estão registrados junto à secretaria de Cultura há anos.

Um denunciante que preferiu ter a sua imagem preservada, conta à equipe do Eu Repórter que o movimento no qual faz parte, o BreakingDance, que é uma das ramificações do Hip Hop, já sofre muito preconceito por ser um ato surgido da periferia e que a falta de inventivo por parte do poder público contribui para o aumento da discriminação.

Ele conta também que por várias vezes reuniu-se com a secretária de Cultura atual do município para tratar de projetos e propostas culturais, mas nunca foi atendido. "A gente não tem onde praticar, onde treinar, e aí enquanto outros movimentos vão se expandindo, o nosso está parado", lamenta.

O BreakingDance tornou-se uma modalidade olímpica oficial e os participantes lamentam a falta de estrutura para participarem de competições. "Profissionais de outros municípios perguntaram se conseguiríamos participar de torneios ainda este ano, mas estamos de fora devido a falta de suporte. É triste", diz.

A Redação Integrada do Jornal O Liberal solicitou um posicionamento para a Prefeitura Municipal de Santa Bárbara do Pará e aguarda retorno.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o WhatsApp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Thaís Belém

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER