Praça do Marex está abandonada pelo poder público, afirmam moradores
O local apresenta vários pontos de lixo, além de galhos de árvores caídos há mais de um mês
A Praça Dom Mário Miranda de Villas Boas, conhecida como praça do Marex, localizada na avenida Júlio César, em Belém, apresenta uma grande quantidade de lixo descartado de maneira irregular, como plásticos e restos de alimentos, dentro e ao redor do local.
As informações são do leitor e morador da área Carlos Nascimento, que encaminhou denúncias sobre árvores jogadas na área há mais de um mês. Segundo ele, não há coleta regular de lixo na praça.
"Tem muito lixo perto daqueles pontos de lanches. Tem comida estragada, passam ratos no local e ninguém faz nada. Ninguém limpa a área, parece que é uma cidade sem lei. Não vi nenhum órgão tomar providência sobre isso", contou Carlos.
Segundo informações da denúncia, também há problemas com os esgotos ao redor da praça, pois quando entopem, os moradores precisam providenciar serviços para manutenção dos esgotos.
"Eu moro por aqui e preciso mandar limpar o tempo todo. Aqui só tem coisa podre, pneu velho, lixos jogados em vários pontos da praça", disse Carlos.
"A praça do Marex é uma praça bonita, grande e tem até campo de futebol e outras áreas de recreação, mas está muito abandonada. Ao redor das quadras, só há mato e lixos, são copos e garrafas jogados. Estou cansado de mandar limpar, o povo é mal educado", desabafou Nascimento.
Resposta das secretarias
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) informou, em nota, que realizou uma força-tarefa de análises e vistorias, para que algumas praças de Belém fossem recuperadas. O órgão também acrescentou que iniciou o processo de licitação específica para reformas e revitalização de praças.
"Após a homologação desta licitação, a Secretaria de Urbanismo vai iniciar um trabalho de planejamento para realizar a revitalização de outros espaços da capital que necessitam de reformas", disse a Seurb.
A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) também comunicou que a coleta de resíduos na praça está regular e pediu a colaboração dos vendedores e frequentadores para a manutenção da limpeza no local. "A Sesan vai programar uma ação de educação ambiental na praça e vias adjacentes", informou.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Vitória Reimão, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA