Canal obstruído por lixo causa enchente no conjunto Jiboia Branca
Moradores contam que são obrigados a limpar o canal para amenizar os impactos causados pela falta do serviço
O conjunto Jiboia Branca, localizado no bairro do 40 Horas, em Ananindeua, sofre constantemente com alagamentos do canal da área, que encontra-se repleto de lixo e entulho, acarretando em inundações em períodos chuvosos. De acordo com denúncias enviadas à equipe do Eu Repórter, o canal passa por um igarapé que atravessa o conjunto, o que também contribui com a problemática.
Uma moradora de um condomínio da área conta que ficou assustada quando viu o nível da água na chuva do último dia 14, que chegou a bater na cintura de uma pessoa adulta.
Nas imagens cedidas à reportagem é possível observar vários pontos do residencial submersos. Segundo a denunciante em anonimato, a situação fora dos muros do condomínio foi ainda pior. "Se aqui no condomínio, que temos sistemas de escoamento, ficou desse jeito, imagina como ficou a situação de quem mora além dos muros", diz.
VEJA MAIS
A denunciante também conta que moradores do entorno perderam móveis e eletrodomésticos e que alguns, em uma situação mais crítica, perderam suas casas, principalmente as de madeira, e precisaram se abrigar em uma escola municipal do local.
Os reclamantes relatam que os próprios moradores da área realizam ações de limpeza ou pagam para que terceiros façam a desobstrução do canal, a fim de amenizar os impactos causados pelas enchentes, mas que a área precisa de uma ação mais efetiva, além de trabalhos direcionados ao problema do canal.
A Secretaria Municipal de Saneamento e Infraestrutura (Sesan) informou, em nota, que está sendo feita desde a terça-feira, 21, a limpeza de todo o canal do Jiboia Branca, com a retirada a vegetação e tudo que possa impedir o escoamento normal da água. “Sobre as 30 famílias atingidas pela forte chuva e que na época foram abrigadas na escola municipal do bairro 40 Horas, a Secretaria de Cidadania, Assistência Social e Trabalho (Semcat) informa que todas foram remanejadas e estão recebendo o Auxílio Aluguel Social, enquanto não estão em um local fixo”, comunicou.
A Semcat também informou ainda que aquelas enquadradas nos critérios estabelecidos pela Lei Municipal nº 3.270, de 26 de setembro de 2022, irão receber o Auxílio Emergencial Extraordinário no valor de até R$ 550,97.
O projeto Eu Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site eureporter.grupoliberal.com ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.
(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Camila Moreira, chefe de reportagem de O Liberal)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA