Agentes de saúde estão sem receber há quase dois meses em Capitão Poço, afirmam denúncias

Prefeitura afirma que calendário de pagamento foi mal compreendido e que já se reuniu com servidores para tratar do assunto

Carolina Mota
fonte

A equipe do Eu Repórter recebeu denúncias a respeito dos Agente Comunitários de Saúde (ACS) do município de Capitão Poço, que estariam há quase dois meses sem receber o pagamento.

Segundo relatos, a Secretaria de Saúde do município estaria "engolindo" um mês do salário dos servidores.

De acordo com as denúncias, os agentes recebem no último dia de cada mês sendo o repasse federal do valor feito no dia 10. Com imagens concedidas à reportagem, prints feitos no Portal da Transparência confirmam os repasses federais desde o início do ano, feitos entre 07 e 10 de cada mês.

O último pagamento feito aos servidores foi no dia 30 de setembro e o próximo repasse por parte da secretaria minicipal, estaria previsto para novembro, pulando o pagamento de outubro. 

VEJA MAIS

image Clínicas e laboratórios que prestam serviço do SUS em Belém estariam sem receber há dois meses
Os denunciantes informaram que sempre houve atrasos no pagamento, prejudicando no repasse de verba para funcionários e compras de materiais


image Coletores de lixo de Belém reclamam de falta de pagamento
Denúncias se acumulam nas redes sociais. Em nota, prefeitura da capital paraense nega informação

Um denunciante disse que o repasse federal de outubro consta no Portal da Transparência como depositado no dia 07 de outubro e o repasse de novembro, em 10 de novembro, com isso, ele afirma que o pagamento do mês onze será feito com o repasse mais recente. "E o valor do mês de outubro, para onde foi?", questionou.

O secretário municipal de saúde, em uma reunião feita com representantes dos ACS, teria informado que o pagamento de outubro foi adiantado no mês de setembro e que por este motivo o próximo pagamento seria feito apenas em novembro, entretanto, os agentes afirmam que o depósito feito no dia 30 de setembro é de competência do mês nove.

"Não recebemos nenhum valor a mais no salário, então não tem como ter sido adiantamento se não veio valores em dobro", disse outro denunciante.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Capitão Poço informou que o pagamento dos servidores é feito no dia 10 de cada mês, sendo esta a data que cai o recurso federal do Ministério da Saúde, entretanto, a folha de pagamento do mês de outubro foi paga antecipadamente no dia 30 de setembro, com recurso próprio.

"O recurso federal do mês de novembro caiu no último dia 10 e foi transferido para o Banpará (banco que atende os servidores do estado) e o pagamento dos agentes será feito no sábado (12)", afirma.

De acordo com o texto, o processo foi explicado aos ACS em uma reunião feita com a classe.

O projeto Eu Repórter é uma iniciativa que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, basta acessar o site https://eureporter.grupoliberal.com/ ou enviar suas informações para o Whatsapp (91) 98565-7449, onde será iniciada uma conversa diretamente com repórteres da redação. A denúncia pode ser feita de forma anônima.

(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Eduardo Laviano)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eu Repórter
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTICIAS EUREPORTER