Descubra o que é a compostagem e como ela auxilia no tratamento de resíduos
A compostagem é um processo natural que pode ser aplicado para atender a demanda de grandes geradores de resíduos
A geração excessiva de resíduos é uma das principais problemáticas da área do saneamento no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) mostram que o país produziu cerca de 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos no ano de 2020. A recomendação principal da legislação é que esses materiais sejam tratados em aterros sanitários, mas a compostagem também é uma alternativa ambientalmente correta e segura para isso.
A compostagem é um processo biológico em que microorganismos atuam na decomposição de matéria orgânica, como restos de alimentos, e transformação em húmus, que é um subproduto rico em nutrientes uteis, por exemplo, para a fertilização de plantas. Uma das grandes vantagens é que com a compostagem diminui a quantidade de resíduos enviados aos aterros sanitários, prolongando a vida útil desses espaços e diminuindo as emissões de gases como o metano.
VEJA MAIS
Outros benefícios da compostagem incluem: o menor uso de fertilizantes químicos, que muitas vezes são tóxicos e prejudiciais à saúde; e o favorecimento de um ciclo natural que resulta em ganhos para o solo, a atmosfera e as espécies animais e vegetais.
Além disso, trata-se de um procedimento que pode ser feito em pequenas e grandes escalas sem muitos recursos. Na internet é possível encontrar dicas e orientações para fazer uma composteira doméstica, utilizando apenas caixas ou baldes plásticos, minhocas e terra para tratar sobras de alimentos, cascas de frutas e outros resíduos. Nesse caso, a prática é realizada mesmo em pequenos espaços e o húmus produzido pode ser empregado em hortas domésticas.
Já geradores em maior escala podem fazer o processo por meio de Unidades de Triagem e Compostagem (UTC), instaladas em empresas, condomínios e pequenos municípios. Primeiro, é realizada a coleta e encaminhamento até a UTC, onde ocorre a separação entre materiais orgânicos e inorgânicos. Os resíduos orgânicos são direcionados para uma usina, construída conforme especificações técnicas que envolvem a impermeabilização do solo, a entrada da luz solar e a prevenção de impactos ambientais.
Por sua vez, os materiais inorgânicos podem ser reciclados ou então levados a um aterro sanitário. Ou seja, uma UTC oferece uma solução completa para o tratamento e destinação corretos dos resíduos, com proteção do meio ambiente e geração de benefícios socioeconômicos, já que favorece a produção agrícola e as cooperativas de reciclagem.
A Recicle Soluções Ambientais oferece serviços de implantação e operação de usinas de triagem e compostagem para empreendimentos e outras organizações. Para saber sobre e outras alternativas de tratamento de resíduos, clique aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA