Psoríase: o que é, sintomas e tratamento

Doença crônica pode impactar de maneira significativa na autoestima das pessoas

Ana Paula Gama
fonte

Comum entre os jovens e adultos, a psoríase é uma doença autoinflamatória da pele, crônica e não contagiosa. Ela é causada pela predisposição genética, junto com fatores de comportamento ou ambientais, que provocam o aparecimento de lesões avermelhadas na pele. Couro cabeludo, mãos, unhas e pés estão entre as áreas mais afetadas pela doença. 

Em alguns casos, a psoríase prejudica o corpo todo e até mesmo as articulações, causando a artrite psoriásica. A dermatologista Camilla Corrêa Neri revela que essa doença surge quando as células responsáveis pela defesa do organismo liberam substâncias inflamatórias que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos.

“Esse processo de ataque inflamatório à pele faz com que ela responda acelerando sua proliferação, o que resulta na descamação observada nas lesões”, explica a médica que trabalha no Hospital Adventista de Belém.

A psoríase pode ser diagnosticada por meio de exame dermatológico clínico e análise de todos os sintomas do paciente. Em alguns casos, o médico pode solicitar uma biópsia de pele no local das lesões para alcançar mais exatidão no diagnóstico.

VEJA MAIS

image Anda esquecido? Saiba que isso pode ser um sinal de Alzheimer
Doença pode surgir com episódios de perda de memória e confusão mental

Sintomas

Os sintomas variam de acordo com a gravidade da doença, porém os mais comuns são:

- Lesões avermelhadas com escamas secas e esbranquiçadas;

- Pele ressecada e rachada; 

- Coceira, queimação e dor;

- Unhas grossas, descoladas e amareladas;

- Inchaço e rigidez nas articulações.

Tratamento

De acordo com a dermatologista Camilla Corrêa, não há cura para a psoríase, entretanto, é uma doença crônica que pode ser controlada com o tratamento adequado e, quanto mais cedo ele for iniciado, maior é a chance de controle e menor é o risco de complicações.

“Com os diversos tratamentos disponíveis, é possível controlar a doença e conseguir uma remissão longa. O paciente pode levar uma vida normal, com a pele saudável e sem lesões”, destaca.

Para alguns casos de psoríase, recomenda-se o acompanhamento de um psicólogo, já que essa doença prejudica a autoestima do paciente, devido à aparência das lesões na pele.

Prevenção

Ter uma rotina com hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de atividades físicas, pode diminuir as chances de progressão da doença. Além disso, é essencial manter a pele sempre hidratada, pois desta maneira ela não fica seca e o aspecto das lesões melhora.

O Hospital Adventista de Belém conta com dermatologistas capacitados, titulados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e preparados para avaliar com cautela cada caso de psoríase. 

Além disso, a instituição oferece estrutura completa para a realização de exames de imagem e biópsia de pele. Para saber mais sobre os serviços do Hospital, clique aqui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Hospital Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!