MENU

BUSCA

Santa Rosa, Remo e outros clubes entrarão no TJD contra aumento de estrangeiros no Parazão

Número de atletas de fora do país permitido saltou de cinco para nove

Aila Beatriz Inete e Caio Maia

O Santa Rosa, ao lado do Remo, Capitão Poço e Bragantino, entrará com um processo no Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD/PA) para pedir a diminuição no número de estrangeiros permitidos por partida no Campeonato Paraense. A informação foi confirmada pelo Santinha ao Núcleo de Esportes de O Liberal.

Segundo as informações, a ação seria encabeçada pelo Leão Azul. A ação dos clubes ocorre um dia após a Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmar o aumento no número de estrangeiros permitidos em cada time por jogo no Parazão. Antes da mudança, o Regulamento Geral de Competições previa até cinco jogadores de outros países inscritos na súmula, mas, conforme a atualização, o limite passou a ser nove.

Segundo informações apuradas pelo Núcleo de Esportes de O Liberal, o movimento dos clubes foi motivado pela falta de consulta às equipes. Em 2024, a CBF aumentou o limite de estrangeiros inscritos no Brasileirão para nove. Contudo, a decisão foi tomada em acordo com as equipes durante um Conselho Técnico, enquanto a mudança da FPF teria sido feita sem consultar os times.

VEJA MAIS 

Paysandu: técnico quer um Camisa 9, cita mudança da estreia e diz que esperava por Esli Garcia
Técnico Márcio Fernandes comentou sobre o processo de contratações e afirmou que o clube precisa de um zagueiro, meia e um atacante

Dupla Re-Pa na Globo? Remo e Paysandu são os únicos clubes da Série B na Libra
Liga brasileira tem acordo com a TV Globo, que pode transmitir jogos da dupla Re-Pa

Candidato a ídolo, Felipe Vizeu recusou propostas de Série A para defender o Remo
A principal contratação para a temporada de 2025 mostrou confiante e vontade na sua primeira entrevista coletiva como atleta do Leão

O presidente do Tubarão, Claudio Wagner Soares Cruz, conhecido como Claudio da Van, confirmou que o clube entrou com ação por não ter sido consultado e não concordar com o aumento. 

"O Bragantino tomou ciência de que uma agremiação que vai jogar a primeira divisão solicitou à Federação para aumentar o número [de estrangeiro] para nove. O Bragantino segue pelo seguinte proposito: no Congresso Técnico, tudo o que foi acertado, definido e apalavrado, o Bragantino cumpre e respeita o que a Federação determinou com os demais clubes [lá]. Assuntos que se sobressaíram de lá, o clube não foi comunicado e não é favorável que aumente para nove o número de estrangeiros", afirmou o dirigente. 

A reportagem também entrou em contato com Remo e Capitão Poço e aguarda retorno. 

O presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, já havia afirmado que a alteração no limite era prevista. A expectativa era que o RGC ficasse conforme as normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

O Paysandu é o time mais beneficiado com a mudança. Desde a última temporada, o Bicola tem investido pesado em atletas estrangeiros. Em 2024, o clube bicolor contratou seis atletas. Neste ano, apenas na primeira janela de transferências, o Papão já acertou com o meia equatoriano Joseph Espinoza, com os atacantes Pedro Delvalle, do Paraguai, e Matías Cavalleri, do Chile, e o volante paraguaio Ramón Martínez. O argentino Benjamin Borasi e o uruguaio Yeferson Quintana estão na equipe desde o último ciclo.

Enquanto o Bicola possui um elenco com muitos estrangeiros, os outros times paraenses investiram no mercado nacional. O Remo, por exemplo, tem apenas um atleta de fora: o zagueiro Iván Alvariño.

O Campeonato Paraense começa no próximo sábado (18), com o jogo entre Remo e São Francisco. O duelo ocorrerá às 18h, no estádio Mangueirão.

Esportes