Roberto Dinamite morreu: ídolo do Vasco falece neste domingo (08/01), aos 68 anos

Ele tratava, há um pouco mais de ano, um câncer de intestino

O Liberal
fonte

Ídolo eterno do Vasco da Gama, o ex-jogar Roberto Dinamite morreu neste domingo (08/01), por complicações de um câncer de intestino que já tratava há bastante tempo.

O diagnóstico da doença foi revelado em 9 de janeiro de 2022, por meio de seu Intagram. Na época, há praticamente um ano, ele divulgou um vídeo informando ter sido diagnosticado com tumores no intestino, e que iniciaria tratamento quimioterápico. Dinamite havia sido submetido a uma cirurgia para desobstrução intestinal em 23 de dezembro de 2021, permanecendo internado até o dia 31 do mesmo mês, quando recebeu alta hospitalar.

image Pôster de O Liberal em homenagem a Roberto Dinamite (O Liberal)

VEJA MAIS

image Roberto Dinamite morreu: última postagem do ex-jogador foi se depedindo de Pelé; veja
Ídolo do Vasco falou sobre Pelé, que faleceu no final do ano de 2022

image Na luta contra o câncer, ídolo do Vasco Roberto Dinamite causa comoção; vídeo
Ex-jogador passa por sessões de quimioterapia

História de Roberto Dinamite

 

Carlos Roberto de Oliveira, mais conhecido como "Roberto Dinamite", nasceu no dia 13 de abril de 1954, na cidade de Duque de Caxias (RJ), Roberto começou nas categorias de base do Vasco no começo da década de 70. Subiu ao profissional em 1974, quanto também viveu seu primeiro grande momento com a camisa vascaína: ser o artilheiro do Campeonato Brasileiro daquele ano e ser campeão nacional

Reconhecido por ser um ótimo chutador, bom cabeceador e jogador de excelente colocação na área, Dinamite marcou 692 com a camisa do Vasco ao londo de 1.033 jogos.

Entre os títulos conquistados pelo clube do coração, foi campeão carioca por quatro vezes: 1977, 1982, 1987 e 1992. Em 1984, na campanha do vice-campeonato brasileiro (o Vasco perdeu a final para o Fluminense), Roberto voltou a ser artilheiro do campeonato nacional.

O atacante também fez sua história com a camisa da Seleção Brasileira: disputou a Copa do Mundo de 1978, na Argentina, e a de 1982, na Espanha, as duas vezes como reserva. Já em 1982, ele foi chamado na última hora para substituir o bugrino Careca, que havia se machucado.

image Roberto Dinamite ao lado da bandeira do Vasco (Wilton Junior/Arquivo/AE)

Além de ter sido atleta do Vasco, Dinamite defendeu a Portuguesa de Desportos em 1989 e o Campo Grande. Fora do país, ele atuou pelo Barcelona entre os anos de 1979 e 80, mas não se adaptou ao futebol espanhol e retornou ao Vasco da Gama.Depois de encerrar a carreira, Roberto Dinamite ingressou na política e conseguiu ser eleito deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

 

Na madrugada do dia 28 de junho de 2008, Dinamite se elegeu presidente do Vasco após derrotar o candidato da situação, Amadeu Pinto da Rocha, por 140 votos a 103. Com isso, o grupo liderado por Eurico Miranda deixou o poder depois de quase duas décadas. No mês seguinte, o ídolo assumiu o cargo.

Em 2011, sob sua gestão, o Vasco conseguiu conquistar a Copa do Brasil e saiu de uma incômoda fila de alguns anos sem títulos.

image Edmundo, Nunes, Dinamite, Ronaldo... Veja quem são os maiores artilheiros em um jogo do Brasileiro
Volta triunfal de Roberto Dinamite ao Maracanã completou 40 anos

image Roberto Dinamite lamenta morte de Eurico Miranda: 'Descanse em paz'
Ex-atacante afirma que teve problemas com ex-presidente do Vasco há alguns anos, mas que essa questão deve ser separada nesse momento de lamentação

[[(standard.Article) Dinamite encontra Roberto e Erasmo Carlos em pré-estreia de filme]]

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES