Bentes contrata consultoria para calcular 'preço' do Remo e estuda possibilidade de SAF
Presidente do Leão diz que criação de clube-empresa é o futuro do futebol.
O Remo informou que já contratou uma empresa de consultoria para fazer um levantamento sobre o possível valor de marcado do clube. Em entrevista ao O Liberal, o presidente azulino, Fábio Bentes, disse que essa contratação faz parte de um estudo da diretoria remista para transformar o clube em uma SAF. Ainda de acordo com Bentes, apesar da ideia, ainda não há prazo para que a venda seja realizada.
"Eu acho que o futuro do futebol é que as equipes virem SAF. Não sei daqui a quantos anos, mas as equipes que não tiverem virado clube empresa vão perder mercado. Assim como houve nos anos 90, quando ocorreu uma intensa profissionalização no futebol e o Remo ficou pra trás, acredito que muitas equipes devem perder se não aderirem à SAF", avaliou o presidente.
A SAF, ou Sociedade Anônima do Futebol, é um tipo societário criado pela Lei n.º 14.193, que permite aos clubes constituírem empresa para operar o futebol. A nova empresa teria como objetivo o saneamento das finanças e a realização de investimentos no futebol.
Apesar de Bentes considerar vantajoso o modelo da SAF, ainda é necessário cautela na hora de elaborar uma possível venda. Segundo ele, qualquer medida neste sentido, no momento, seria precipitada.
"Existem vários modelos possíveis para que um clube vire empresa. Não necessariamente é preciso vender o clube para um investidor. Contratamos uma empresa para, de uma forma responsável, encontrar um valor pro clube. Logo em seguida, temos que analisar o caso e fazer uma boa leitura desse relatório, para questões internas", disse Fábio.
Sobre o valor do Remo, Fábio avaliou como "irresponsável" qualquer projeção nesse sentido no momento. Segundo ele, deve ser utilizado uma série de variáveis para compor esse valor.
"O patrimônio físico do clube, o palpável, está na casa dos R$ 200 milhões. No entanto, isso não entra na conta. O que entra é o patrimônio imaterial, a marca do Remo e a história do clube, que é incalculável. Tudo isso deve ser levado em consideração na hora de negociação de uma SAF", finalizou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA