A importância de Nossa Senhora de Nazaré no título brasileiro do Remo e na vida de Marquinhos Belém
Leão Azul conquistou o título brasileiro de 2005 e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré presente nos momentos decisivos
A temporada de 2005 para o Clube do Remo e para o ex-jogador Marquinhos Belém foi inesquecível. No ano do centenário, o Leão Azul atravessou o país e conquistou o seu único título nacional, além de ter marcado o retorno aos granados de marquinhos Belém, que foi diagnosticado com problemas cardíacos, dificuldade que encerraria a sua carreira. Mas a fé em Nossa Senhora de Nazaré, marcou as histórias de clube e atleta.
Whatsapp: saiba tudo sobre o Remo. Recêêêba!
O Remo estava em um momento bastante conturbado, sem dinheiro e pela primeira vez disputado a Série C do Brasileiro, que em 2005 era a última divisão nacional, o Leão Azul fez uma temporada difícil, com revés no Parazão para o Paysandu e eliminação em casa para o Figueirense-SC na Copa do Brasil. Restou ao clube a Série C e o retorno à Série B.
VEJA MAIS
Em meio a isso, Marquinhos Belém tentava se recuperar de um problema cardíaco, diagnosticado quando ainda atuava pelo Santa Cruz-PE. O jogador estava fora do futebol, mas a fé, fez com que o atleta retornasse à prática do esporte para entrar de vez na história do Time de Periçá.
“A Nossa Senhora de Nazaré fez parte desse meu processo de recuperação e cura e dar a volta por cima. Sempre usava o nome de Nossa Senhora de Nazaré, na igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro rezamos bastante para Nossa Senhora de Nazaré, e ela está sempre presente em minha vida”, disse.
"Amuleto"
Mas no meio da competição, o Remo decidiu usar um “amuleto”. Um banner de Nossa Senhora de Nazaré, passou a ser utilizado na entrada dos jogadores nas partidas do Leão. Marquinhos Belém explicou os motivos do grupo entrar com o banner da Nazinha.
“No nosso elenco era formado por muitos jogadores paraenses, além dos funcionários e outros profissionais que eram daqui. Tínhamos poucos atletas de fora e como éramos a maioria, decidimos entrar com um banner de Nossa Senhora de Nazaré. No último jogo, contra o Novo Hamburgo-RS, eu seguro a imagem”, falou.
Um pedido especial
No último jogo do Remo na Série C de 2005, contra o Novo Hamburgo-RS, foi escrito o capítulo final de uma história marcante que terminou em um final feliz para Marquinhos Belém, Remo e o torcedor azulino.
“O nosso pedido à Nossa Senhora de Nazaré era o acesso, mas ela nos deu muito mais. Ela é maravilhosa e nos deu o título e acabou dando tudo certo, pois era um grupo que acima de tudo tinha muita fé e que abraçou a causa. Não vi nenhum tipo de rejeição de entrarmos nos jogos com imagem de Nossa Senhora de Nazaré”, contou.
VEJA MAIS
Em Belém
Após o desembarque da delegação azulina no Aeroporto Internacional de Belém, os jogadores e comissão técnica foram recebidos pela torcida, que lotou a Avenida Júlio César. Mais uma vez a imagem de Nossa Senhora de Nazaré esteve presente, dessa vez em cima do carro dos bombeiros, nas mãos do goleiro Charles, que faleceu em 2010.
“Quando chegamos em Belém não podia ser diferente e esquecermos da nossa padroeira, nossa mãe. Ela tinha que estar no carro dos Bombeiros, ela foi importante para que tivéssemos força, equilíbrio, competência para conseguir o título para o Remo. Agradeço muito a Deus e à Nossa Senhora de Nazaré por ter nos ajudado em todos os jogos”, finalizou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA