Presidente da FIFA nega interesse em cartão azul em jogos: 'Isso nem é assunto'

Gianni Infantino demonstrou oposição à ideia do novo sistema de punição e disse que quer manter a tradição

Aila Beatriz Inete
fonte

O cartão azul no futebol foi uma possibilidade levantada por algumas instituições para punir jogadores por jogo antidesportivo durante uma partida. No entanto, a ideia não agrada ao presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino. Em entrevista ao canal de TV britânico Sky, o dirigente foi incisivo ao dizer que a FIFA não considerava implementar essa ideia nos jogos chancelados pela organização. 

"Cartões azuis? Isso nem é assunto. A FIFA opõe-se por completo. Querem um título? Cartão vermelho aos cartões azuis. Nem pensar, não há hipótese", enfatizou o presidente. 

VEJA MAIS 

image Presidente da Fifa defende derrota automática de equipe em casos de racismo
Gianni Infantino publicou um comunicado nos stories do Instagram sobre o assunto, depois de caso de racismo em jogo do Campeonato Italiano

image Futebol vai introduzir cartão azul para punir comportamento antidesportivo; veja como funciona
Nova medida proposta pela International Football Association Board (Ifab) visa combater simulações e faltas de antijogo

image Fifa atualiza ranking de seleções em 2024 e Argentina segue no topo
Copa Africana de Nações e Copa da Ásia foram responsáveis por grandes movimentações na lista, todas abaixo da seleção argentina

A ideia do cartão azul foi formulada pela International Football Association Board (IFAB). No jogo, os jogadores que fossem flagrados em simulações de faltas, faltas de antijogo ou em demonstrações de desrespeito ao árbitro seriam removidos por 10 minutos. Caso o atleta recebesse dois cartões azuis ou um amarelo seguido de um azul, ele seria expulso da partida com um cartão vermelho. 

A proposta da IFAB não inclui o sistema para partidas de nível mundial, como a Copa do Mundo, mas competições como Copa da Inglaterra, Women's FA Cup na Inglaterra e até mesmo a Champions League poderiam ter o novo sistema. 

Contudo, no que depender da FIFA, a ideia não vai para frente. Vale destacar que na IFAB, a FIFA possui quatro dos oito votos. Os outros são distribuídos entre as nações britânicas. Gianni Infantino ainda frisou que a instituição está aberta a propostas de mudanças, mas afirmou que vai "proteger o jogo" e a "tradição". 

"Estamos sempre abertos a propostas, mas depois de alguma análise também temos de proteger o jogo, a sua essência e tradição. Nada de cartão azul", finalizou o presidente da FIFA

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES