Presidente da CBF confirma vaga na terceira fase da Copa do Brasil para o campeão da Copa Verde
Regulamento da competição não garantia mais o acesso à equipe vencedora na etapa do torneio nacional
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, negou a exclusão da vaga na terceira fase da Copa do Brasil para o campeão da Copa Verde. O dirigente confirmou o acesso à etapa do torneio para a equipe vencedora durante o sorteio da Copa do Nordeste 2025, realizado na última terça-feira (14).
Desde a divulgação do regulamento da competição, a CBF foi bastante criticada por não confirmar o acesso à terceira fase da Copa do Brasil para o campeão da competição regional, que envolve times do Norte e Centro-Oeste do país. A vaga era o principal "prêmio" do torneio, que não é financeiramente atrativo para os clubes.
No entanto, durante o evento, Ednaldo garantiu o acesso tanto para o vencedor da Copa Verde quanto para o da Copa do Nordeste.
"Disseram que não haveria a vaga da Copa do Nordeste para a terceira fase da Copa do Brasil. Isso é mentira. Continuará, sim, existindo a vaga para a Copa do Brasil, assim como a da Copa Verde, que é outra competição em que a CBF aposta muito e que, com certeza, em breve, estará tão pujante quanto a Copa do Nordeste", declarou Ednaldo Rodrigues.
VEJA MAIS
A tabela base e o regulamento do torneio foram divulgados em dezembro de 2024. Tanto o regulamento da Copa Verde quanto o da Copa do Nordeste não previam mais a vaga à terceira fase da Copa do Brasil. Na época, em entrevista à Rádio Liberal +, o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, afirmou que a decisão já estava acordada entre os participantes e fazia parte de um processo de reconfiguração do campeonato.
Com a modificação, dois times desistiram do torneio: o Atlético-GO e o Cuiabá. As equipes foram substituídas pelo São Raimundo-RR e Luverdense-MT.
Neste ano, a Copa Verde contará com a participação dos paraenses Paysandu (atual campeão), Remo e Águia de Marabá. A disputa começa no dia 22 de janeiro com 24 clubes. Ela manterá o formato de cinco fases, semelhante ao da última edição.
Na primeira etapa, os 16 clubes classificados disputam confrontos únicos e eliminatórios. Após os duelos eliminatórios iniciais, os vencedores avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta, assim como as semifinais e a final.
O torneio
A Copa Verde foi criada em 2014 para aumentar o calendário de equipes das regiões Norte e Centro-Oeste, além de promover a consciência ambiental. No entanto, a competição enfrenta um período de baixa relevância devido à ausência de prêmios significativos e sobrecarga no calendário, o que tem afastado o interesse de alguns clubes.
O futebol paraense é o maior campeão da história do torneio, com cinco conquistas: uma do Remo, em 2021, e quatro do Paysandu, que levantou a taça em 2016, 2018, 2022 e 2024.
Agenda
Primeira fase: 22/01
Segunda fase: 05/02
Terceira fase: 12/02 e 19/02 ou 26/02
Semifinais: 06/03 ou 12/03 (ida) e 19/03 (volta)
Final: 09/04 (ida) e 23/04 (volta)