Paysandu vence o Amazonas e quebra tabu como visitante em quadrangulares da Série C

Vitória por 1 a 0, na Arena da Amazônia, é a primeira do Paysandu fora de casa em quadrangulares desde 2020

Alessandro Amorim
fonte

Na Arena da Amazônia, o Paysandu venceu o Amazonas por 1 a 0 neste sábado (9), em jogo válido pela segunda rodada do quadrangular de acesso da Série C. O time bicolor quebrou um tabu de 8 jogos sem vitórias como visitante no quadrangular da competição, formato consolidado desde o ano de 2020.

VEJA COMO FOI O JOGO LANCE A LANCE

Para enfrentar o Amazonas, o Paysandu veio com duas novidades no time titular. Alencar e Ronaldo Mendes ganharam as vagas de Jacy e Nicolas Careca, respectivamente. Foi a estreia do volante ex-Retrô, um dos últimos reforços anunciados pelo clube para o restante da Sèrie C. Além das novidades dentro de campo, na beira do gramado contou com o auxiliar Guilherme dos Anjos, substituindo o pai Hélio dos Anjos, suspenso.

VAR

O jogo começou antes mesmo do juiz dar o apito inicial. A arbitragem informou os dois técnicos que a partida iria começar sem o funcionamento do VAR. Lembrando que na fase de quadrangular os jogos têm a arbitragem de vídeo para revisar as jogadas capitais das partidas.

Primeiro tempo

A partida começou bem travada e estudada pelas duas equipes nos primeiros 10 minutos. O Amazonas explorou a velocidade nas pontas com Ermel, enquanto o Paysandu com mais toques curtos, valorizando a posse de bola e apostando nas jogadas com Vinícius Leite na esquerda. Léo Guerra teve uma bola cruzada passando por toda a defesa do Paysandu, mas sem uma grande chance clara.

Aos 15 minutos, o Paysandu teve um pênalti marcado a favor. Edilson cruzou do lado direito do ataque, bateu na mão do defensor do Amazonas e o árbitro não teve dúvidas em marcar a penalidade. Mário Sérgio converteu e abriu o placar na Arena da Amazônia. Foi o 8º gol dele na Série C e o 21º na temporada de 2023.

ASSISTA AO GOL DO PAYSANDU

A Onça respondeu aos 21 minutos com uma cobrança de falta na trave. O Amazonas subiu o time e começou a tentar controlar mais a partida antes e depois da parada técnica por volta dos 25 minutos. A partida deu uma esfriada por conta da troca de passes do Paysandu, que não foi tão objetivo depois do gol marcado. O time bicolor chegou com perigo em jogada de escanteio e uma cobrança de falta com Robinho, já nos acréscimos. Mas depois da parada técnica, o Amazonas foi quem levou mais perigo no primeiro tempo.

Na volta para o tempo complementar, a Onça abriu mão de um volante para colocar mais um meia em campo. PH deu lugar para a entrada de Rafael Tavares, meia titular em boa parte da competição. Deu certo e o time da casa manteve o bom momento da primeira etapa, controlando as ações e chegando com perigo no ataque. Paysandu se defendeu e não funcionou o jogo de passes curtos do primeiro tempo.

VEJA MAIS

image Paysandu: Contra o Amazonas, zagueiro Naylhor leva soco no rosto e tem sangramento; vídeo
O Paysandu divulgou vídeo de Naylhor sangrando

image No Mangueirão, ex-artilheiro do Paysandu assiste jogo da Seleção Brasileira em Belém
Artilheiro bicolor foi ao estádio do Mangueirão assistir a vitória do Brasil por 5 a 1 em cima da Bolívia

image Ex-presidente do Paysandu, Ricardo Rezende morre aos 67 anos
O velório irá acontecer na sede social do Paysandu neste sábado, de 10h às 16h

Segundo tempo

Assim como na primeira etapa, foi aos 15 minutos do segundo que Raphael Soares, do Amazonas, foi expulso por receber o segundo cartão amarelo na partida. O Paysandu já tinha feito duas alterações, com as entradas de Leandrinho e Mirandinha no lugar dos experientes Robinho e Ronaldo Mendes, respectivamente. A substituição mais a expulsão do time adversário deu espaços para o time bicolor explorar jogadas de contra-ataque.

Porém, o Amazonas manteve a pegada de pressionar no campo de ataque, mesmo com um jogador a menos. Continuou explorando os lados do ataque com Patric e jogadas mais diretas com Sassá. Paysandu com as trocas não conseguiu manter o controle da posse de bola, chegou a ter 49% de posse de bola mesmo com um jogador a mais.

Apesar do volume de jogo, o Amazonas martelou para tentar chegar na área do Paysandu e não conseguiu criar tantas chances claras para pelo menos empatar a partida. O tempo passou e o time bicolor passou a usar a ansiedade do time adversário ao seu favor, arriscou em se defender contra o Amazonas desesperado por um gol. Na reta final, Matheus Nogueira foi exigido para defender um chute de fora da área de Rafael Tavares.
Já nos acréscimos, o árbitro marcou pênalti para o Amazonas. O lance ficou marcado por uma longa espera de revisão do lance, de aproximadamente 10 minutos. No final das contas, o árbitro de vídeo anulou a marcação por conta de um impedimento na jogada de ataque.

Depois da novela que foi a revisão do pênalti pelo VAR, o Paysandu ainda teve uma chance de matar a partida em jogada de contra-ataque. O jogo ainda contou com mais uma expulsão, dessa vez no lado bicolor. Leandrinho já tinha tomado cartão amarelo no banco de reservas, fez falta, tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.

O jogo chegou próximo dos 70 minutos na segunda etapa. No final, ainda houve confusão no banco de reservas das duas equipes em que o zagueiro Naylhor apareceu com o nariz sangrando. Segundo a assessoria do Paysandu, o jogador foi atingido pelas costas com um soco no nariz.

Com a vitória em Manaus, o Paysandu assume provisoriamente a liderança do grupo C. Amanhã, Volta Redonda e Botafogo-PB se enfrentam e os bicolores vão permanecer na zona de acesso para a Série B do ano que vem. Na próxima rodada, o Papão irá jogar em casa contra o Botafogo-PB em jogo que pode encaminhar o time na briga por acesso nas três rodadas finais.

Ficha técnica

Amazonas-AM 0x1 Paysandu
Quadrangular de acesso da Série C - 2ª rodada
Data: 09/09/2023, sábado
Hora: 17h
Local: Arena da Amazônia
Arbitragem: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Paulo de Tarso Bregalda Gussen (BA) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
Quarto árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (SC)
VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Gols: Mário Sérgio, 18’/1T
Cartões amarelos: Gustavo Ermel, Raphael Soares, Thiago Spice e Rafael Lacerda; João Vieira, Leandrinho, Jacy e Wanderson.
Cartões vermelhos: Raphael Soares; Leandrinho
Paysandu: Matheus Nogueira; Edílson, Wellington Carvalho, Wanderson e Kevyn; João Vieira (Jacy), Alencar (Geovane) e Robinho (Leandrinho); Ronaldo Mendes (Mirandinha), Vinícius Leite (Juninho) e Mário Sérgio. Técnico: Guilherme dos Anjos.
Amazonas-AM: Marcão; Patric, Thiago Spice, Jackson e Raphael Soares; PH (Rafael Tavares), Ítalo (Jiménez) e Diego Torres (Júlio Rusch); Léo Guerra (Igor Bolt), Gustavo Ermel (Luan Silva) e Sassá. Técnico: Rafael Lacerda

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES