MENU

BUSCA

Paysandu iguala pior campanha na Série C desde 2012 e precisa de arrancada para sonhar com o acesso

Se quiser passar de fase em 2023, o Paysandu vai ter que vencer ao menos cinco dos últimos oito jogos que tem pela frente

Mathaus Pauxis

Com 12 pontos nas primeiras 11 partidas disputadas, o Paysandu chegou a marca da pior campanha do time na Série C neste mesmo período. O número de pontos é o mesmo conquistado nos primeiros 11 jogos do Brasileirão de 2020, mas com o saldo de gols pior. São três vitórias, três empates e cinco derrotas, nove gols marcados e 19 gols sofridos em 2023.

VEJA MAIS

Paysandu: LOP chama diretoria atual de 'incompetente', cita orçamento e pede renúncia do presidente
Luiz Omar Pinheiro, ex-presidente do Paysandu, gravou um vídeo sobre o atual cenário do Paysandu na Série e C e propõe para que seja feita uma 'junta governativa' no clube

Paysandu: após derrota, ex-presidente avalia situação da equipe na Série C: 'Só um milagre'
Alberto Maia, ex-presidente do Paysandu, questionou as contratações feitas pela diretoria do clube, que já dispensou quase dois times em 2023

Elenco mal montado e ‘loteamento de cargos’: colunistas opinam sobre crise do Paysandu em 2023
Segundo Carlos Ferreira e Abner Luiz, Papão está sem um ‘norte’ nas contratações e vive efeitos do último processo eleitoral na Curuzu

Comparando com 2022, o Paysandu tem 9 pontos a menos. Ano passado, o Bicolor chegou nessa rodada brigando pela liderança com 21 pontos. Atualmente, a luta é mais contra a queda do que pela classificação.

De 2012 até 2021 o regulamento era com 18 jogos na primeira fase, em grupos com 10 times com 9 jogos em casa e 9 jogos fora em ida e volta contra os mesmos adversários.

A partir de 2022 a primeira fase passou a contar com 19 jogos, com todos os 20 times no mesmo grupo em confrontos só de ida contra os adversários. Alguns times fazem 10 jogos em casa e outros fazem 10 jogos fora. O Papão, assim como em 2022, vai fazer 10 jogos como mandante, mas um deles vai ser o Re-Pa, no Mangueirão.


Sempre passou

Em todos os anos em que disputou a Série C de 2012 para cá, o Paysandu conseguiu passar de fase. Mesmo em 2020, quando teve seu pior começo, o clube avançou, mas com uma arrancada grande - a partir da chegada do treinador João Brigatti.

Nos últimos sete jogos daquele ano, foram cinco vitórias e dois empates, com direito a quatro vitórias seguidas e chegando ao Re-Pa da última rodada com os dois paraenses já classificados. O clássico terminou 0 a 0 e foi o segundo empate da sequência.

Árbitro relata arremesso de objetos e tumulto na Curuzu; Papão pode ser punido novamente pelo STJD
Incidentes ocorreram na derrota bicolor para o Brusque, na última rodada da Série C.

PM prende 9 torcedores do Paysandu envolvidos em briga de torcida organizada em Ananindeua
Segundo a polícia, os participantes da confusão estavam se agredindo com paus e pedras no bairro de Águas Lindas

Cálculos para passar ou ficar

Seguindo as projeções mais otimistas, se quiser passar de fase em 2023 o Paysandu vai ter que vencer ao menos cinco dos últimos oito jogos que tem pela frente. Para se manter na Série C e escapar da queda, o mínimo de três vitórias são necessárias. Mas, pelo saldo de gols, quatro seria um número mais seguro para o Papão.

Campanhas do Paysandu até a 11ª rodada de 2012-2023

  • 2023 - 12 pontos
  • 2022 - 21 pontos
  • 2021 - 16 pontos
  • 2020 - 12 pontos
  • 2019 - 17 pontos
  • 2014 - 13 pontos
  • 2012 - 15 pontos

Pesquisa realizada no site Sr.Gol

Paysandu