'Não tocou no braço', diz VAR sobre lance de gol do Vitória contra o Paysandu; vídeo
CBF divulgou áudios e imagens das checagens do árbitro de vídeo. Resultado derrota contra o Leão da Barra deixou o Papão na lanterna do Grupo C do quadrangular.
A CBF divulgou, nesta segunda-feira (22), o vídeo e o áudio da checagem do VAR na partida entre Paysandu e Vitória-BA, pela primeira rodada do quadrangular de acesso da Série C do Brasileirão. A partida terminou com vitória do Leão da Barra, por 1 a 0, gol marcado por Rodrigão.
Whatsapp: saiba tudo sobre o Paysandu. Recêêêba!
Nas redes sociais, a torcida do Paysandu criticou a "não checagem" do lance por parte do VAR. Segundo a Fiel, houve um toque de mão de um jogador do Vitória-BA no lance, o que invalidaria o gol. O assunto, inclusive, foi tema da entrevista coletiva de Márcio Fernandes, técnico do Papão, após o jogo.
VEJA MAIS
O lance em questão aconteceu aos 38 minutos do segundo tempo, enquanto Paysandu e Vitória empatavam em 0 a 0. Depois de receber a bola na entrada da área, Gabriel Honório recebe e lança Rodrigão, que mergulha de primeira para fazer o gol da vitória. Imediatamente os jogadores do Paysandu reclamaram com a arbitragem, alegando que a bola bateu no braço de Gabriel, antes de passar para o gol.
No entanto, ao contrário do que havia sido cogitado pela torcida, o lance foi sim checado pela cabine do VAR. A diferença é que o árbitro de campo não precisou ser chamado para rever a jogada na televisão, uma vez que os próprios assistentes do vídeo chegaram a uma "opinião conclusiva".
Os árbitros, inicialmente, checaram um possível lance de impedimento de Rodrigão, autor do gol. A imagem do jogo foi pausada no momento em que bola é cruzada para a área e verificou-se que o jogador realmente estava atrás do marcador do Paysandu, o que configurou, segundo o trio, "posição regular".
Logo em seguida, os assistentes verificaram o possível toque de mão na jogada que originou o gol do Vitória-BA. Para isso, os árbitros verificaram um ângulo do lance diferente do registrado pela transmissão da TV. Veja o diálogo:
"Pode soltar [a imagem]. Põe a câmera atrás do gol, a câmera quatro. É, não toca no braço. Pode seguir. Padovani [árbitro do jogo], VAR falando e lance checado", disse José Cláudio Rocha Filho, árbitro do VAR.
A derrota para o Vitória-BA colocou o Paysandu na lanterna no Grupo C do quadrangular da Terceirona. O Papão, de acordo com site especializado em estatística, é a equipe da chave com menos probabilidade de alcançar a Série B no ano que vem.
O próximo confronto do Papão na Série C será no sábado (27), às 17h, no estádio da Curuzu, em Belém, contra o ABC-RN. A partida terá transmissão Lance a Lance pelo Oliberal.com.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA