Ídolos do Paysandu, Lecheva e Vandick relembram vitória sobre o Figueirense, no título da Série B de 2001
Papão encara o Figueira na próxima segunda-feira (25), às 18h, no Estádio da Curuzu, pela Série C
Pela reta final da primeira fase da Série C, o Paysandu encara o Figueirense na segunda-feira (25), às 18h, no Estádio da Curuzu. Pensando nisso, a equipe de O Liberal aproveitou para relembrar uma importante vitória do Papão contra o próprio Figueira, na caminhada do título da Série B de 2001.
Durante as comemorações dos 20 anos da Tríplice Coroa de 2002, a reportagem conversou com dois ídolos do clube: Lecheva e Vandick. Ambos foram autores de dois dos três gols do triunfo por 3 a 0 do Paysandu sobre o Alvinegro - Albertinho marcou o primeiro - naquela partida de 14 de dezembro de 2001.
VEJA MAIS
Cenário
Antes da goleada, o clima era de tensão. A equipe ainda não tinha vencido naquela fase final da Série B, após empates contra Avaí, Caxias e Figueirense, que era o líder da chave naquele momento. O Bicola chegou em igualdade de pontos com o Caxias, com três pontos, dois a menos que o time catarinense.
"Vínhamos de um empate lá no Sul (contra o próprio Figueira) e precisávamos da vitória para continuar dependendo só da gente para conseguir o acesso e o título, que era o que a gente almejava", relembrou Lecheva, hoje coordenador técnico do Paysandu. "Ganhamos de 3 a 0 num jogo difícil. O primeiro tempo terminou 0 a 0. Aí o Albertinho entrou e conseguimos fazer 3 a 0, mas foi um jogo difícil", emendou Vandick.
Comemoração histórica
Na comemoração do último do gol, um momento ficou marcado na memória dos torcedores. Lecheva celebrou com um gorro, da cor do Bicola. O ex-volante contou como ele ganhou o acessório:
"Foi um momento muito especial, pois foi um jogo próximo ao natal e uma vendedora estava comercializando gorros azuis, da cor do Paysandu. Ela me deu um gorro e disse que eu ia fazer um gol. Aí fiquei com isso na cabeça. Coloquei dentro do calção, fiz o gol e homenageei a torcida e a vendedora, já antecipando o acesso e o título", afirmou o ídolo.
Com a vitória, o Papão assumiu a liderança do quadrangular, com seis pontos. No entanto, o acesso do clube alviceleste só viria na última rodada, com uma goleada sobre o Avaí.
Semelhanças
Quase 21 anos depois, o Paysandu é um dos favoritos ao acesso na Série C. Os ídolos do clube admitiram que enxergam algumas semelhanças, principalmente no aspecto atmosfera, com o time campeão da Série B. Porém, para entrar de fato no coração do torcedor, Lecheva e Vandick concordam que esse grupo precisa de uma conquista:
"O clima entre a gente sempre foi muito bom. Foi o clube em que passei que tive o melhor ambiente de trabalho. Muito parecido com o que vejo no Paysandu de hoje, mas claro que precisa alcançar os títulos que alcançamos", apontou Lecheva. "Jogadores só viram ídolos com conquistas. Esses atuais estão tendo essa oportunidade. Estão se empenhando bastante, os torcedores comparecendo e tenho certeza que segunda não vai ser diferente. Espero que esse elenco atual também escreva seu nome na história do Paysandu", concluiu Vandick.
A partida entre Paysandu e Figueirense tem transmissão lance a lance pelo portal OLiberal.com.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA