Há 37 anos, Paysandu conquistava primeiro tricampeonato paraense pós-Quarentinha

Paysandu evitou hegemonia do Leão, após década de 70 Azulina

Andre Gomes
fonte

Em 2020, o Paysandu entra no Campeonato Paraense com a missão de voltar a ser campeão e, de quebra, evitar que o maior rival, o Remo, se torne tricampeão estadual. Curiosamente, neste mesmo 12 de dezembro, só que de 1982, era o Papão que conquistava o terceiro Parazão consecutivo, o primeiro tri depois da era Quarentinha, o grande ídolo Bicolor.

O PRÉ-TRICAMPEONATO

Antes da sequência de títulos, o contexto não era tão favorável ao Bicola. Na década de 70, o Papão levantou o caneco em três oportunidades contra seis do Leão. Aliás, entre 1973 e 1975 e entre 1977 e 1979, o Remo conquistou dois tricampeonatos. Com isso, o Paysandu iniciaria a década de 80 com a pressão nas costas.

A REVIRAVOLTA

Tudo mudaria a partir de 1980. Com a vantagem Azulina na década anterior, o Papão liderava entre troféus do Parazão por apenas uma taça de vantagem contra o Leão: 29 a 28. Mas em 80 e 81, o Paysandu conquistaria o bicampeonato paraense e dava uma freada na hegemonia do clube do Baenão.

A CONSAGRAÇÃO

No estadual de 1982, Paysandu e Remo chegaram à final e na ocasião, ao contrário de 2020, era o Remo que tentava impedir o tri do rival, mas sem sucesso. Depois de um 0 a 0 no jogo de ida, coube ao lateral-esquerdo Zezinho decidir o Re-Pa e dar mais título estadual ao Papão, que se sagrava pela quarta vez tricampeão consecutivo paraense.

CONFIRA A ENTREVISTA COM UM DOS CAMPEÕES DE 1982, SAMUEL CÂNDIDO

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paysandu
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM PAYSANDU

MAIS LIDAS EM ESPORTES