Há 31 anos, Paysandu conquistava a sua primeira Série B; ídolo relembra triunfo
Rogerinho Gameleira jogou no meio-campo da equipe que venceu o Guarani na final do campeonato
Há 31 anos, o Paysandu conquistava um dos títulos mais importantes da sua história: a Série B do Campeonato Brasileiro de 1991, que foi a primeira conquista nacional do clube. No dia 26 de maio daquele ano, o Papão, com o apoio da torcida no Mangueirão, venceu o Guarani-SP por 2 a 0 e tornou-se campeão da Segunda Divisão.
Naquele momento, o Paysandu entrou em campo em desvantagem. O Guarani havia vencido a partida de ida por 1 a 0 e estava com a vantagem de um gol. Mas mesmo assim, a equipe bicolor conseguiu reverter o resultado com gols de Cacaio e Dadinho.
O ex-meia do Papão Rogerinho Gameleira disse que tem muito orgulho da conquista. Em entrevista ao repórter Agripino Furtado, da Rádio Liberal, o ex-jogador relembrou a trajetória do time até o título.
“É um sentimento de muito orgulho e satisfação por ter participado dessa conquista memorável. Foi a primeira a nível nacional do Paysandu e a gente fez parte daquele grande time. Tínhamos uma identidade em Belém. Não perdíamos jogos dentro da Curuzu e nem no Mangueirão”, relembrou Gameleira.
VEJA MAIS
Rogerinho também relatou que naquela época, o time tinha muitos jogadores regionais no elenco. Segundo ele, essa era uma das principais características do Paysandu de 1991.
“Os jogadores eram oriundos de Belém, então, a pressão era maior porque morávamos aqui. E o futebol paraense perdeu essa identidade, a maioria dos jogadores são de fora. Tínhamos jogadores de qualidade técnica, hoje eu não sei se existem atletas daqui com essa característica que se tinhamos nos anos anteriores”, declarou o ex-meia.
O Paysandu terminou o campeonato com 13 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Gameleira contou que dentre esses jogos, as partidas contra o ABC-RN e o Americanos-RJ foram as mais difíceis.
O Papão foi campeão antes mesmo dos 90 minutos. Isso porque, o árbitro da partida, Manoel Serapião Filho, expulsou seis jogadores do Guarani, que reclamavam de uma possível irregularidade no gol de Dadinho. Assim, sem a quantidade de atletas no time, a partida foi encerrada.
FICHA TÉCNICA – PAYSANDU 2 X 0 GUARANI- FINAL DA SÉRIE B -1991
Local: Mangueirão – Belém (PA)
Data: 26.05.1991
Horário: 17h
Árbitro: Manoel Serapião Filho (BA)
Auxiliares: Cláudio Falcão Seixas (BA) e Sérgio Tapioca da Silva (BA)
Cartões vermelhos
Biro-Biro, Vonei, Julimar, Valmar, Jura e Zé Roberto (todos do Guarani)
Gols: Cacaio 21’/2T e Dadinho 36’/2T
Paysandu: Luís Carlos, Paulo Cruz, Ari, Pedrinho e Léo; Edgard, Maurício (Jorginho Macapá) e Oberdan; Cacaio, Dadinho e Gerson. Técnico: Joel Martins.
Guarani: Marcos Garça, Jura, Vladimir (Zé Roberto), Julimar e Valmir; Biro-biro, Vânder Luís e Edson Abobrão; Nenê (Adriano), Vonei e Claudinho. Técnico: Pepe.
VEJA CAMPANHA DO TIME BICOLOR
- Paysandu 4 x 2 Maranhão
- Paysandu 1 x 0 Sampaio Corrêa
- Paysandu 0 x 0 Rio Negro-AM
- Paysandu 5 x 1 Rio Branco-AC
- Paysandu 2 x 1 Tuna Luso
- Paysandu 0 x 3 Independência-AC
- Paysandu 3 x 0 Remo
- Paysandu 0 x 1 Maranhão
- Paysandu 1 x 0 Sampaio Corrêa
- Paysandu 3 x 1 Rio Negro-AM
- Paysandu 1 x 1 Tuna Luso
- Paysandu 1 x 1 Remo
- Paysandu 2 x 0 Independência-AC
- Paysandu 1 x 0 Rio Branco-AC
- Paysandu 1 x 0 Ceará
- Paysandu 1 x 1 Ceará
- Paysandu 0 x 1 ABC
- Paysandu 3 x 1 ABC
- Paysandu 0 x 1 Americano
- Paysandu 1 x 0 Americano
- Paysandu 0 x 1 Guarani
- Paysandu 2 x 0 Guarani
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Fábio Will, repórter do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA