Autor de gol lendário do Paysandu lembra detalhes da partida contra o Boca Jrs
Iarley conta como o grupo se preparou para a partida do dia 24 de abril de 2003
"Faz o gol Iarleyyyyy". 16 anos depois ainda ecoa a voz do locutor de TV, puxando o y, que transmitiu a histórica vitória do Paysandu diante do Boca Jrs, por 1 a 0, em La Bombonera, Argentina, pela edição 2003 da Copa Libertadores da América.
No dia 24 de abril, a data é celebrada mais uma vez. O gol foi essencial não só para o futebol paraense como para o próprio Iarley. O meia-atacante, que teve excelente passagem pela Curuzu naquele ano, ganhou projeção nacional e internacional.
"Foi um gol que rendeu não só para mim, como para a nação bicolor. O time estava em construção naquela época. Vencemos diante todas as circunstâncias, tivemos uma vitrine boa e o respeito dos outros clubes", disse Iarley em meio a entrevista ao repórter Agripino Furtado, da Rádio Liberal.
Após a saída do Papão da Libertadores, o atleta assinou contrato com o próprio Boca Jrs. O fim de um ciclo vitorioso. O início, porém, não dava indicações tão gloriosas assim. "Cheguei e o time estava montado, era campeão da Copa dos Campões, estava na Série A. Vim do Ceará, que estava na segunda divisão. Tinha status de reserva. Na pré-temporada, já conquistei o meu espaço. Tive um rendimento alto, fazendo gol", detalha Iarley, que relembra detalhes pré-jogo. "O fato do Darío Pereyra (treinador do Paysandu) nos levar para conhecer o museu do Boca, conhecemos a história daquele clube. Não é algo casual. Tivemos humildade e enfrentamos um time de peso".
Iarley mantém contato com ex-atletas do grupo bicolor de 2003. "Sempre recordamos os jogos. Foi uma geração vencedora. E tive o prazer de trabalhar com esses profissionais". Ele é atualmente coordenador técnico das categorias de base do Internacional-RS, clube que também fez a história, sendo protagonista de um título mundial. Yarley se prepara para prosseguir no esporte com um cargo de maior pressão. "Estou estudando educação física, fiz cursos, me preparando para ser treinador ou gestor".
Tinho
Outro ex-atleta bicolor que lembrou do triunfo diante do time Argentino foi o zagueiro Tinho, que formou dupla de zaga com Jorginho. Ele fez uma postagem saudosa no microblog Twitter.
16 anos de uma batalha vitoriosa e histórica.... ⚪️🔵⚪️🔵 #Papão #Libertadores2003 #LaBombonera pic.twitter.com/rwuif6tY5l
— T i n h o 🇧🇷 ⚽ (@zagueirotinho) April 24, 2019
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA