Olimpíadas 2024: Espanha supera anfitriã França na prorrogação e fatura ouro no futebol masculino

Com jogo cheio de gols, Espanha venceu a França de virada e garantiu o ouro

Estadão Conteúdo
fonte

Menos de um mês após levantar o troféu da Eurocopa, a seleção espanhola masculina de futebol celebrou mais uma conquista de peso nesta sexta-feira. A Espanha faturou a medalha de ouro na Olimpíada de Paris 2024 ao superar na final os anfitriões franceses na prorrogação por 5 a 3, após empate por 3 a 3 no tempo normal, no Parque dos Príncipes, na capital do país Camello foi o herói da Espanha, autor dos dois gols do tempo extra.

Trata-se do segundo ouro espanhol no futebol masculino na história dos Jogos Olímpicos. O primeiro foi obtido em Barcelona-1992, quando o time jogou em casa. Desde então, os espanhóis acumularam duas medalhas de prata, a última em Tóquio, em 2021, quando perdeu a final para o Brasil. A seleção brasileira se sagrou bicampeã olímpica (Rio-2016 e Tóquio), mas ficou fora em Paris-2024 porque não se classificou.

Já a equipe francesa, comandada pelo técnico Thierry Henry, campeão mundial pela seleção principal em 1998, somou sua segunda prata no masculino, sendo a primeira justamente nos Jogos de Paris-1900. O ouro veio em Los Angeles-1984, vencendo o Brasil naquela decisão.

VEJA MAIS

image Olimpíadas 2024: Titular? Arthur Elias explica situação da Marta para jogo contra os EUA
Atacante retorna após dois jogos de suspensão por cartão vermelho na fase de grupos dos Jogos Olímpicos


image Olimpíadas 2024: Com ginasta brasileira lesionada, ginástica rítmica não tem reserva; entenda regra
Victória Borges defendeu o Brasil em Paris com uma lesão na panturrilha


image Olimpíadas 2024: Com prata, Isaquias Queiroz se torna o 2º maior medalhista olímpico do Brasil
Canoísta igualou os recordes de Robert Scheidt e Torben Grael, da Vela, e está atrás apenas de Rebeca Andrade

Com seu time sub-23, sem representantes da seleção campeã da Eurocopa, a Espanha levou um susto no início da partida. Aos 10, Millot encheu o pé dentro da área e o goleiro Arnau Tenas espalmou para dentro do gol. A virada espanhola, no entanto, veio ainda no primeiro tempo, e de forma fulminante, num intervalo de 10 minutos, sob o comando de Fermin López.

Ele mandou para as redes aos 18 e buscou a igualdade no placar. Sete minutos depois, voltou à carga e colocou a Espanha à frente pela primeira vez na partida. E Baena, aos 28, deixou a seleção espanhola numa situação confortável na final olímpica.

O segundo tempo foi de pressão francesa, que criou boas chances de gol e até mandou uma bola no travessão. Aos 33, Akliouche descontou ao anotar o segundo gol dos anfitriões, o que esquentou o jogo de vez. A partida mudou completamente aos 45 minutos do segundo tempo, quando o árbitro brasileiro Ramon Abatti Abel consultou o VAR para confirmar um pênalti.

Mateta converteu a cobrança, e empatou o jogo aos 47 minutos e forçou a disputa da prorrogação, quando a Espanha voltou a se impor em campo. Sem se abalar com a reação francesa, o time anotou o quarto e o quinto gols, ambos com Camello, selando o lugar mais alto no pódio.

A disputa pela medalha de bronze aconteceu na quinta-feira. A equipe do Marrocos aplicou 6 a 0 no Egito e assegurou o terceiro lugar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paralimpíadas 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE OLIMPÍADAS

MAIS LIDAS EM OLIMPÍADAS