MENU

BUSCA

Olimpíadas 2024: Após recurso, Justiça altera final do solo feminino e romena fica com 3ª colocação

Assim, a ginasta estadunidense Jordan Chiles perde a terceira posição, mas a decisão sobre a medalha será da Federação Internacional de Ginástica (FIG)

Aila Beatriz Inete

Cinco dias após a final do solo da ginástica artística das Olimpíadas de Paris, o pódio da prova sofreu uma mudança. A romana Ana Maria Barbosu conseguiu a confirmação do terceiro lugar após um recurso feito pela Federação da Romênia. Com isso, a estadunidense Jordan Chiles sofreu alteração na nota, saindo de 13.766 para 13.666, e perdeu a posição. 

Assim, o bronze ficaria com a romena Ana Barbosu, contudo, na decisão do CAS (Corte Arbitral do Esporte), que ocorreu em audiência neste sábado (10), na Suíça, o que será feito com as medalhas fica sob responsabilidade da Federação Internacional de Ginástica (FIC). No entanto, a atleta da Romênia deve ficar com o bronze.  

O recurso da federação romena ocorreu pois a equipe de Jordan Chiles entrou com o pedido de revisão da nota após o tempo permitido. Assim, a reclamação do time norte-americano não seria valida. Segundo informações do jornal Euronews, o CAS atestou a quebra da regra e "devolveu" o pódio de Ana Maria Barbosu. 

VEJA MAIS 

Em prostesto, primeiro-ministro da Romênia não irá ao encerramento das Olimpíadas 2024; entenda
Marcel Ciolacu não gostou de confusão com notas de atletas romenas na final do solo na ginástica artística

Filho do medalhista olímpico Arthur Zanetti encanta web com treinamentos de ginástica aos 3 anos
Liam Zanetti aparece treinando nas argolas com seu pai, que ganhou medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres, em 2012

Boxeadora argelina vítima de polêmica de gênero conquista o ouro no boxe nas Olimpíadas 2024
Este ouro é a segunda medalha conquistada pela Argélia nos Jogos Olímpicos.

Na audiência, a Corte ouviu as partes envolvidas e atestou que era irregular os 0.100 dados a Jordan Chiles. O acréscimo fez com que a estadunidense saísse da quinta colocação para a terceira. 

Durante a transmissão ao vivo, é possível ver que Ana já está comemorando a medalha quando olha novamente para o telão e vê a nota de Chiles. A frustração toma conta da expressão da ginasta, que fica sem entender o que aconteceu.

Além disso, a equipe da romena reclamava de uma punição que a atleta havia tomado por supostamente ter pisado fora do tablado, contudo, após revisão, foi constatado que não havia tido infração. 

Assim, após a decisão final, Barbosu saltou para a terceira posição e Sabrina Voinea sobe para a quarta colocação, enquanto a norte-americana Jordan Chiles cai para a quinta. A prova foi vencida pela brasileira Rebeca Andrade e a estadunidense Simone Biles ficou com a prata. 

Nas redes sociais, a ginasta dos EUA disse que iria se afastar da internet, pois estava triste com a situação e pela sua saúde mental.

"Vou tirar esse tempo para mim e me retirar das redes sociais pela minha saúde mental", escreveu a ginasta nos stories do Instagram. Antes disso, ela havia postado vários emojis de corações partidos. 

Paralimpíadas 2024