MENU

BUSCA

Mascote Vinicius: relembre melhores momentos do mascote das Olimpíadas Rio 2016

Entre danças, auxílio de arbitragem e muita diversão, mascote é lembrado com carinho até hoje

Mirelly Pires

Mascote Vinicius foi o escolhido para representar os Jogos Olimpícos do Rio em 2016, e emplacou vários momentos memoráveis durante os dias de evento, como imitar o desfile de Gisele Bündchen na abertura, usando o mesmo vestido que a modelo, fazer desafios de dança, sambar e, claro, encantar o público.

VEJA MAIS

Quando sai a primeira medalha das Olimpíadas de Paris? Veja o dia, horário e o esporte
Saiba qual a programação e se terá brasileiros na disputa pelas primeiras medalhas

Qual o mascote das Olimpíadas de 2024? Conheça a história das Phryges
Mascotes dos Jogos Olímpicos de Paris são símbolo da Revolução Francesa

Ele, juntamente com Tom, mascote oficial dos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, eram uma dupla que homenageava os músicos brasileiros de quem ganharam o nome: Vinicius de Moraes e Tom Jobim, escolhidos através de voto popular. Tom representa a flora brasileira, exuberante. 

Veja:


Já Vinicius é uma mistura, assim como todo brasileiro: miscigenado, plural e único. Tem a agilidade dos felinos, o gingado dos macacos e a leveza das aves. E que gingado! Uma de suas principais marcas era a dança, um dos traços mais marcantes da cultura brasileira estendida para seu mascote, que é o mais amado pelos 'brazucas'. 

O sucesso é tanto que dura até hoje, duas Olimpíadas depois, com os internautas relembrando seus momentos mais marcantes. Vinicius é a personificação da alegria brasileira, a desenvoltura, a alegria e a diversão. Encantou o público durante os Jogos Olimpícos em 2016 e em 2024 deixa saudade em todos os que acompanharam o bicho em ação. 

Lembre alguns dos melhores momentos de Vinicius

Durante a abertura, Gisele Bündchen desfilou ao som de 'Garota de Ipanema', sendo seguida, logo depois, de Vinicius que emplacou um vestido igual ao da modelo, mostrando toda sua desenvoltura nas passarelas. 

Relembre: 


Os momentos de dança, no entanto, foram os mais emblemáticos, desde apresentações solo e até em grupo, o mascote arrancou suspiros, risadas e marcou os atletas e a todos que participavam do evento no Rio de Janeiro. Fazendo passos de funk ensaiados, ou até mesmo pop, sertanejo, ou qualquer outro ritmo brasileiro: Vinicius arrasava! 

Com presença digital, ele ganhou contas nas redes sociais onde os fãs podiam interagir, o que garantiu uma forte presença da figura de Vinicius para além das Olimpíadas, se tornando um personagem lembrado e celebrado até hoje. 

Mas não é só de dança que o mascote vive! Ele também trabalhou durante os jogos, auxiliando a equipe de arbitragem, e virou até símbolo de 'desafio' nas modalidades de luta. Durante os embates, para o treinador contestar uma decisão da arbitragem, deve-se jogar um objeto, qualquer um, desde que seja macio. Em uma das lutas, o objeto escolhido foi nada mais, nada menos, que uma pelúcia de Vinicius, e a moda pegou, sendo usado até o fim dos jogos. 

Uma coisa é certa: seja como árbitro, como dançarino, modelo, animador ou qualquer outra função que Vinicius desempenhou na Rio 2016, ele segue lembrado até hoje como um 'mascote icônico'. 

Paralimpíadas 2024