Qual o mascote das Olimpíadas de 2024? Conheça a história das Phryges
Mascotes dos Jogos Olímpicos de Paris são símbolo da Revolução Francesa
Os Jogos Olímpicos de Paris estão em contagem regressiva e, ao invés de representar um animal, o mascote deste ano é um "chapéu da liberdade". Ao contrário dos mascotes de edições anteriores, como Vinícius, que representou o Rio de Janeiro em 2016, as Phryges trazem um conceito diferente.
Para as Olimpíadas de 2024, os organizadores optaram por um objeto: o barrete frígio, um gorro vermelho que se tornou símbolo da Revolução Francesa. Les Phryges, em francês, serão os mascotes da competição principal e das paralimpíadas.
VEJA MAIS
A escolha das Phryges como mascotes é um tributo à história da França. Ao representar um símbolo tão importante para a cultura francesa, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 buscam conectar a história do país com o espírito olímpico.
Design e significado das Phryges
As Phryges são representadas nas cores da bandeira francesa: azul, branco e vermelho. Em seus olhos, há bandeirinhas da França no lugar dos cílios. A escolha das cores e dos elementos visuais reforça a ligação do mascote com a história e a cultura francesa.
O mascote foi escolhido para promover a "diversidade, a inclusão e os valores olímpicos de amizade, respeito e excelência".
Julie Matikhine, gerente de marca de Paris 2024, define as Phryges como "uma mascote que encarna o espírito francês. Um ideal que carrega os valores do país, uma parte da história e um ponto de vista singular sobre o mundo". Ela ainda afirma que essa é a "primeira vez que a mascote não é um animal, e sim um ideal".
Os jogos estão previstos para ocorrer entre os dias 26 de julho e 11 de agosto de 2024, em Paris, na França. Já os jogos paralímpicos serão realizados entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro.
*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de OLiberal.com)