Conheça as regras do breaking e saiba como é avaliação de cada atleta nas Olimpíadas

Breaking é um estilo de dança urbana semelhante ao hip-hop. Brasil não se classificou e ficou de fora da modalidade nos Jogos Olímpicos

Hannah Franco
fonte

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 começaram nesta semana e, a edição deste ano, conta com algumas novidades. Entre elas estão duas novas modalidades: o caiaque cross e o breaking. Enquanto a canoagem já é familiar ao público, o breaking dance, um estilo de dança urbana com raízes no hip-hop, promete ser uma das grandes novidades da competição.

Nascido nas ruas do Bronx, em Nova York, na década de 1970, a modalidade artística conta com muitas influências, incluindo o jazz e a capoeira, com movimentos acrobáticos. Quem pratica a dança se chama "Breakers", tanto homens (B-Boys) quanto mulheres (B-Girls).

VEJA MAIS

image Para atrair jovens, Olimpíada aposta no breaking e em modalidades que focam na criatividade
Empenhado em uma política de Jogos Olímpicos mais inclusivos, o COI apostou em esportes que destacam ainda o desempenho atlético e uma boa dose de radicalidade.

image Quais são os novos esportes olímpicos para 2024? Veja a lista
Os Jogos Olímpicos estão às vésperas de iniciar e, neste ano, desembarca em Paris repleto de novidades, entre elas novos esportes. Confira quais!

Quais as regras do breaking nas Olimpíadas?

A competição será dividida em categorias masculina e feminina, com 16 atletas de cada gênero se enfrentando em batalhas solo. Os Breakers improvisam no ritmo das músicas, utilizando movimentos como 6-step e freezes, demonstrando suas habilidades técnicas e criatividade. As mulheres iniciam a disputa no dia 9 de agosto, enquanto os homens competem no dia 10, ambos na Place de la Concorde.

image Ailton Santiago, conhecido como "Flash", seria um dos atletas a representar o Brasil na modalidade de breaking dance nas Olimpíadas. (Instagram/@bboyflash)

A avaliação dos Breakers se baseia em cinco critérios: musicalidade, vocabulário, originalidade, técnica e execução. Cada um desses elementos compõe 20% da pontuação final. As batalhas são realizadas em formato de "melhor de três", com cada atleta tendo 60 segundos para apresentar sua coreografia.

Além desses critérios, o site oficial das Olimpíadas destaca que o painel de juízes avaliará os Breakers com base em três pilares:

  • Fisicalidade: a habilidade de executar movimentos complexos e ágeis;
  • Artístico: a criatividade e originalidade na composição das coreografias;
  • Interpretação: a capacidade de transmitir emoções e conectar-se com a música.

Brasil vai participar do breaking nas Olimpíadas?

Apesar do grande potencial da modalidade no Brasil, o país não conseguiu classificar nenhum representante para as Olimpíadas de Paris. Leony Pinheiro e Mini Japa, as grandes esperanças brasileiras, não conseguiram a pontuação necessária para garantir vaga na competição.

A Confederação Nacional de Dança Desportiva (CNDD) agradeceu o apoio dos brasileiros e destacou os três anos de trabalho e dedicação dos atletas.

Confira programação do breaking nas Olimpíadas:

9 de agosto, sexta-feira - breaking feminino (B-Girls)

  • 11h: classificação
  • 15h: quartas de final
  • 15h45: semifinal
  • 16h: batalha pelo bronze
  • 16h: batalha pelo ouro

10 de agosto, sábado - breaking masculino (B-Boys)

  • 11h: classificação
  • 15h: quartas de final
  • 15h45: semifinal
  • 16h: batalha pelo bronze
  • 16h: batalha pelo ouro

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Paralimpíadas 2024
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE OLIMPÍADAS

MAIS LIDAS EM OLIMPÍADAS