MENU

BUSCA

Após Olimpíadas de 2024, França será sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030

COI também anunciou que Salt Lake City, nos EUA, será sede da competição de 2034.

Caio Maia

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quarta-feira (24), a França como país escolhido para sediar a edição de 2030 das Olimpíadas de Inverno, que será realizada nos Alpes Franceses, em uma sede ainda a ser definida. No entanto, o presidente do COI, Thomas Bach, condicionou a escolha a garantias financeiras que devem ser apresentadas pelo país até 1º de outubro.

"Confirmo o total compromisso da nação francesa e garanto que pedirei ao próximo primeiro-ministro que inclua não só esta garantia, mas também uma lei olímpica nas prioridades do novo governo", afirmou o presidente da França, Emmanuel Macron. "Há sete anos, assumimos o mesmo compromisso para os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris e cumprimos. Faremos o mesmo agora."

O COI também oficializou Salt Lake City, nos Estados Unidos, como a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2034. A confirmação veio durante uma reunião da cúpula olímpica mundial realizada em Paris. A cidade americana era a única candidata, mas ainda precisava da confirmação formal do COI.

VEJA MAIS

Cinco novos esportes entram no programa dos Jogos Olímpicos de 2028; saiba quais são
O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou os esportes nesta sexta-feira (13)

Quanto tempo vão durar as Olimpíadas de Paris? Veja quando será abertura e encerramento dos Jogos
As primeiras medalhas só começarão a ser distribuídas após a abertura. Confira o calendário

Saiba quais modalidades são disputadas nas Olimpíadas 2024
Os Jogos Olímpicos de Paris contam com 45 modalidades

Salt Lake City já sediou os Jogos de Inverno em 2002, tornando-se agora a segunda vez que a cidade receberá o evento, 32 anos depois. A campanha que assegurou a candidatura contou com a participação do governador de Utah, Spencer Cox; da prefeita de Salt Lake City, Erin Mendenhall; e da lenda do esqui alpino, Lindsey Vonn.

Nos últimos anos, o COI tem observado um declínio no interesse de países em sediar os Jogos de Inverno, devido às mudanças climáticas e aos altos custos de realização. Utah aproveitou esse desinteresse global, promovendo-se como um anfitrião entusiasmado e potencial candidato para um possível sistema de rotação de sedes para os Jogos de Inverno. Christophe Dubi, diretor executivo dos Jogos Olímpicos, indicou que Salt Lake City seria ideal para tal plano.

Paralimpíadas 2024