Entre o plenário e o gramado: goleiro Vinícius detalha rotina entre trabalho no Remo e como vereador
Em entrevista exclusiva a O Liberal para o Dia do Vereador, o jogador aborda principais projetos na Câmara Municipal de Belém e como concilia a carreira esportiva com a legislatura
No primeiro dia de outubro é celebrado o Dia do Vereador. Em Belém há uma situação curiosa: um jogador de futebol, ainda em atividade, também ocupa um assento na Câmara Municipal. Vinícius, goleiro do Remo, de 36 anos, foi eleito vereador com 6.977 votos. Entre os jogos e treinamentos, o goleiro-parlamentar sabe da importância do seu cargo e avalia como positivo os primeiros meses exercendo a dupla função.
“Estamos realizando, ao longo desses meses, trabalhos para a melhoria e bem-estar da população, principalmente na área voltada para o esporte, como parcerias com escolinhas. Em Outeiro fechamos uma parceria com a escolinha da Tuna para que possamos dar oportunidade para as crianças que se encontram em vulnerabilidade social. Precisamos dar oportunidades, assim como eu tive na minha infância, que não foi fácil, mas tive oportunidade e hoje, [como] representante do povo, temos que repassar esse legado”, frisou.
A carreira de goleiro, com início no Vila Nova-GO, passando por vários clubes - incluindo o Flamengo-RJ que tinha Ronaldinho Gaúcho - está consolidada. A chegada ao Remo foi 2017. O Início foi complicado, teve contusão e reserva no Parazão até entrar de vez durante a Série C daquele ano e não mais sair do gol e do coração da torcida azulina.
Vinícius é um dos principais destaques do Remo nas últimas temporadas e sabe que a cobrança é grande por exercer um cargo político, mas ele, aos poucos, vai administrando a carreira de jogador e parlamentar.
“[Essa dupla jornada] Desperta a curiosidade nas pessoas. Não é fácil, pois você precisa estar focado no futebol e, de repente, você ‘vira a chave’, corre para a Câmara, vai fazer ações nos bairros. Então procuro administrar essa situação. Hoje, graças aos recursos da vida política, proporcionamos ajuda a muitas comunidades e isso me deixa feliz, isso dá forças para seguir nessa luta, nessa correria. E graças a Deus estamos conseguindo administrar da melhor maneira possível”, falou.
Capitão do Remo por várias vezes, Vinícius tenta passar um pouco da vida em campo para a rotina no novo local de trabalho, porém, estar perto da população não vem de agora, segundo o parlamentar.
“Sempre fiz trabalhos de ações sociais, minha esposa também, sempre onde moramos fizemos e aqui em Belém surgiu a oportunidade de entrar na política e poder ter um recurso maior para ajudar as pessoas. Feliz em ter entrado nessa vida, de muita luta, trabalho, não entramos aqui para criticar políticos, gestões passadas, atuais, mas sim pelo fato de querer ajudar a população, são famílias, trabalhadores que dependem do meu trabalho também”, argumentou.
A chegada
No futebol a chegada de um jogador em um novo clube gera um período de ambientação, um tempo para poder “entrar no clima”, sentir o ambiente. Já no novo cargo, Vinícius garante que teve uma adaptação rápida e que foi acolhido.
“Fui muito bem recebido por todos os vereadores, funcionários e companheiros mais experientes e vamos nos adaptando o mais rápido possível, vamos aprendendo, crescendo e exercendo o mandato me sinto muito bem”, explicou.
Futuro
Vinícius possui um instituto, o V1, que fica no distrito de Icoaraci, na grande Belém. A intenção é estar próximo da população e ajudá-las.
“É continuar crescendo, buscando o máximo de parcerias. Convido todos os interessados que compartilham dos mesmos ideais de poder ajudar, contribuir. O instituto V1 está aí para ajudar. Empresários que desejam ajudar o próximo e que esperam do Vinícius vereador fazer algo a mais, as portas estão abertas para que possamos alcançar mais pessoas”, finalizou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA